A FIPAN, a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e um dos principais eventos para operadores do food service no Brasil, volta ao Expo Center Norte, em São Paulo. Assim, o evento ocorrerá de 23 a 26 de julho de 2024, das 13h às 21h, com encerramento às 19h na sexta-feira, dia 26. Então, neste ano, a feira contará com a terceira edição do Campeonato Nacional de Panificação na tradicional Arena do Pão, patrocinada pela Bunge e Prática.
Arena do Pão: a busca pelo melhor padeiro do Brasil
A Arena do Pão se tornará o palco da intensa competição que coroará o melhor padeiro do Brasil. O campeonato contará com um júri de excelência, presidido por Fábio Bruno, professor da Escola Técnica de Panificação e Confeitaria IDPC, e composto por figuras renomadas do setor, incluindo Fernando de Oliveira, um padeiro de destaque com várias participações em competições internacionais, Jessica Batista, ex-competidora do SENAI e padeira respeitada, Pedro Calvo, Chef Panificador da escola suíça Richemont Professional em Boulangerie e Patrícia Ferraz, jornalista de gastronomia do Estadão.
Os oito finalistas, que serão anunciados até o final de junho após seletivas rigorosas nas regiões Sul, Norte, Nordeste e Sudeste, terão que demonstrar sua habilidade em seis provas desafiadoras. Estas provas avaliarão a maestria dos competidores em preparar baguetes, brioches, massa folhada fermentada (croissant), pães macios, pães crocantes e uma receita brasileira que deve incluir um produto nativo do país.
Troféu Trigo de Ouro, símbolo da excelência na panificação
O vencedor do campeonato receberá o prestigiado Troféu Trigo de Ouro, que homenageia os talentos da panificação brasileira. Este troféu simboliza o trigo, elemento essencial na arte da panificação e reflete o brilho e o talento demonstrados pelos competidores ao longo dos quatro dias de competição.
Além do Troféu Trigo de Ouro e um certificado, o campeão do campeonato nacional receberá acesso livre ao curso profissional de Boulangerie da escola suíça Richemont. Assim, com modalidades online e presenciais em São Paulo, financiado pela Global Swiss Learning e um forno Miniconv da Prática. O segundo e terceiro colocados também receberão troféus, certificados e brindes dos patrocinadores.
“Nosso concurso já está entre os melhores do mundo. Além disso, todos os profissionais selecionados são colocados no mercado. Ou seja, nas empresas de panificação de renome internacional”, diz Rui Gonçalves, presidente do Sampapão. A sigla congrega a Associação e o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo. Além da Escola Técnica de Panificação e Confeitaria IDPC e o Fundipan. O Sampapão é o promotor do Congresso FIPAN, da FIPAN e de todos os eventos que acontecem paralelamente à FIPAN.
FIPAN, um evento imperdível para profissionais e empreendedores no food service
A FIPAN 2024 celebrará a panificação e confeitaria. Além disso, também proporcionará uma plataforma de aprendizado e networking para todos os envolvidos no setor. Com a presença dos melhores profissionais e das mais inovadoras empresas, a feira é uma oportunidade única para conhecer as tendências e novidades do mercado.
Fonte: assessoria de imprensa