Fitness: como desfrutar dos benefícios de uma vida mais saudável

Além de um estilo de vida, ser “fitness” é valorizar a saúde física e mental, geralmente através de exercícios regulares e uma alimentação equilibrada. Uma dieta balanceada, rica em nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos complexos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, é fundamental para sustentar um estilo de vida fitness.

Alimentação e exercício físico

A nutricionista Liz Galvão comenta que relacionar alimentação e exercício físico, vai contribuir para o emagrecimento e também para a manutenção e o ganho de massa muscular. Se focar apenas na dieta e na restrição calórica via alimentação, você vai emagrecer, mas vai tender a perder massa muscular. A indicação aqui são os lácteos em formato de shakes e iogurtes proteicos, que são fonte de proteínas e promovem saciedade e manutenção da massa muscular. E podem ser consumidos pré ou pós atividade física.

Leia também
Receita fitness de crepioca doce com cacau em pó

Que tal um pãozinho fitness com brócolis, cenoura e cottage?

 

A união de refeições nutritivas e o movimento constante do corpo são importantes para a saúde. Além disso, podem, inclusive, impactar nos níveis de colesterol.

Colesterol

Para a nutricionista Yasmin Ghellere, a alimentação equilibrada pode auxiliar no aumento do HDL e diminuição do LDL. “Por mais que a mudança nas refeições e a prática de exercícios interfiram nos níveis, outros fatores como genética, tabagismo e estresse também desempenham papel importante. No entanto, a principal dica é reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans”.

As consequências de um colesterol alto são: formação de placas de gordura na parede dos vasos e com isso vai diminuir o fluxo sanguíneo nessa parede desse vaso, aumentando o risco de trombose no vaso, de hipertensão, de infarto, de AVC, ou seja, de doenças cardiovasculares”, comenta a Dra. Deborah Beranger, endocrinologista.

“Para prevenir o problema e auxiliar no controle dos níveis de colesterol é importante então tomar alguns cuidados, como praticar atividades físicas regularmente e adotar uma dieta balanceada, que deve ser rica em fibras. Além disso, é recomenda-se evitar o consumo em exagero de gorduras, óleo, carne vermelha, laticínios e produtos industrializados. A diminuição do consumo de álcool e a interrupção do hábito de fumar também são fundamentais para manter o controle dos níveis de colesterol”,
Dra. Aline Lamaita.

Atividades físicas

O importante é encontrar uma atividade que você goste e incorporar o movimento na sua rotina diária. Já que manter-se ativo não só ajuda na perda de calorias, mas também traz uma série de benefícios adicionais. A prática regular de exercícios libera endorfinas, hormônios que promovem a sensação de bem-estar e satisfação. Além disso, aumenta a força muscular e ajuda a manter o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas, especialmente na terceira idade. Bem como, estimulam o cérebro, melhorando a memória e a atenção, e contribuindo para um cérebro mais saudável e ativo.

A adoção de uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes é fundamental para manutenção da saúde. “O ideal é apostar nos alimentos in natura e em preparações preferencialmente caseiras, priorizando as proteínas de alto valor biológico (carnes, ovos e leguminosas), os ácidos graxos ômega-3 (peixes de água fria e sementes oleaginosas), vitamina C (frutas cítricas e vegetais verde escuro), polifenóis (vegetais pigmentados e frutas de coloração avermelhada) e carotenoides (vegetais amarelos, alaranjados e vermelhos como abóbora, cenoura e tomate)”.
Médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).