O outono, assim como as demais estações do ano, tem as frutas próprias desta estação, como por exemplo: abacate, banana, caqui, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, maracujá, melancia, pera e tangerina. E para aproveitarmos bem os benefícios destes alimentos, consultamos a professora do curso de Nutrição da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, Heloisa Sommacal, que dá diversas dicas sobre os benefícios para a saúde, meio ambiente e para o bolso.
Os alimentos da estação são produzidos com quantidades menores de insumos agrícolas, o que diminui os malefícios causados por esses. Além disso, as frutas da época seguem seu ciclo natural, o que as tornam mais nutritivas e saborosas, e faz com que ofereçam uma quantidade maior de nutrientes se comparadas àquelas cultivadas fora do período indicado para o plantio.
Outro benefício destes alimentos envolve a sustentabilidade: “O consumo das frutas de época contribui para o meio ambiente. Assim, diminui a emissão de gases, desperdício de alimentos e o uso de agrotóxicos no plantio”, reforça a professora.
É importante também ressaltar que o preço das frutas tem relação direta com o investimento em seu cultivo e com a quantidade gerada por safra. Portanto, os preços daquelas que são produzidas na estação atual tendem a ser mais atrativos.
O armazenamento e preservação das frutas depende principalmente do estágio em que se encontram e da temperatura a qual ficarão expostas. De acordo com Heloisa, “Elas duram de dois a 10 dias em temperatura ambiente. De quatro a 14 dias sob refrigeração, e congeladas podem durar até três meses”.
Fonte: assessoria de imprensa