No coração das montanhas e vales do Estado do Rio de Janeiro, três destinos prometem uma experiência inesquecível para os amantes de queijos, proporcionando, literalmente, uma deliciosa viagem. Então, conheça três lugares para visitar ou degustar queijos variados, produzidos local e artesanalmente.
Laticínios Vilarejo – Conservatória
Quem visitar os hotéis Fazenda Vilarejo, em Conservatória, e o Vilarejo Praia, em Rio das Ostras, terá a oportunidade de degustar os produtos da Fábrica de Laticínios Vilarejo. Nesse sentido, os queijos artesanais, de excelente qualidade, são produzidos com leite da própria fazenda, que tem várias premiações na criação de gado. Além dos queijos tradicionais, como muçarela, nozinho defumado, prato, requeijão cremoso e de corte, provolone, reino e parmesão, a Laticínios Vilarejo também confecciona os exclusivos – queijo com cachaça, o Serra da Beleza, o Seresteiro, o 4 em 1 e o com ervas finas – e o cremoso e inesquecível doce de leite. A produção é vendida também nas Lojas Vilarejo.
Site: https://www.hotelfazendavilarejo.com.br/laticinios/
Queijos premiados do Resort Le Canton
Localizado em Teresópolis, o resort Le Canton é um grande complexo de lazer e também um reconhecido produtor de queijos artesanais premiados. Afinal, o resort possui uma queijaria própria que, desde 2017, produz mais de dez tipos de queijos destacados em competições nacionais. Assim, hóspedes e visitantes podem acompanhar ordenha e produção, além de conhecer as técnicas utilizadas na fabricação desses queijos sofisticados. Nesse sentido, o ambiente do resort na serra e a gastronomia sofisticada é um convite à degustação.
Site: https://lecanton.com.br/gastronomia-queijaria/
Queijaria Suíça – Friburgo
Inaugurada há quase quatro décadas, a Queijaria Suíça de Nova Friburgo une a memória dos imigrantes que colonizaram a região com a tradição da produção de queijos e chocolates. Assim, os visitantes podem acompanhar o preparo através do vidro e, na sequência, realizar a degustação na lojinha, que funciona diariamente. O local também abriga o Memorial da Colonização e a Chocolataria Suíça de Nova Friburgo, sendo um ponto turístico bastante procurado pelos visitantes.