Existem vários tipos de recheios, coberturas e formas de montagem do sushi. São tantas opções que é comum ficar confuso na hora de fazer o pedido e, aproveitando que o Dia Mundial do Sushi foi comemorado recentemente (01 de novembro), as marcas Azuma e Kikkoman listaram os principais sushis consumidos no Brasil para você ficar expert no assunto
Niguiri, makizushi, futomaki, hosomaki, uramaki, inarizushi, gunkanzushi, oshizushi… Você vai a um restaurante japonês e fica confuso com tantos tipos e nomes para o sushi, não é mesmo? Pensando nisso, a Azuma e a Kikkoman, marcas referências em produtos orientais, prepararam um guia para você conhecer os principais tipos de sushi e suas características. Confira!
NIGIRIZUSHI
Este é um dos sushis mais tradicionais no Japão e popularmente conhecido como niguiri no Brasil. É um bolinho de arroz moldado à mão e coberto por uma fina camada de peixe. Também podem ser montados com frutos do mar, como camarões, lulas, polvos e outros.
GUNKANZUSHI
Também chamado de gunkanmaki e gunkan, este tipo de sushi é formado por uma base de arroz envolvido pela alga nori, coberta pelo recheio que geralmente são ingredientes pequenos que sem a ajuda da alga não ficariam em cima do arroz. Um dos ingredientes mais utilizados como cobertura do gunkanzushi são as ovas de peixe.
FUTOMAKI
O futomaki é um sushi bem maior do que os demais tipos. Por conta do seu tamanho, o futomaki costuma ter muito mais recheio, sendo comum ser utilizado o kanpyo (lascas secas de Lagenaria, abóbora d’água), omelete típico japonês, pepino, shitake, entre outros. Além desses, outros ingredientes, como gengibre, legumes, peixes e raízes, podem ser utilizados também.
TEMAKI
Acredite ou não, mas o temaki é um tipo de sushi, apesar de seu formato mais peculiar. Composto por uma folha de nori enrolada à mão em formato cônico, o temaki é recheado com arroz, peixe cru, frutos do mar, legumes e/ou frutas, ou qualquer outro ingrediente de seu gosto até a sua borda.
HOT ROLLS
Os hot rolls são sushis enrolados, compostos por recheio, uma camada de arroz e uma tira de nori que a envolve. Depois de montados, os hot rolls são empanados e fritos. Não é um tipo tão tradicional no Japão, mas no ocidente é um tipo de sushi bem comum e bem aceito.
JOE
O sushi Joe, cuja grafia se popularizou de diversas formas (como, Jow, Djô e Djow), é um sushi de preparo simples que consiste em uma bolinho de arroz envolto por uma fina tira de peixe e que pode ser coberto por ovas, pedaços de peixe ou temperos diversos. Segundo a lenda, um sushiman chamado Joe inventou esse preparo quando o nori acabou e, para não parar o serviço, ele resolveu enrolar os sushis em uma tira de salmão. A invenção fez sucesso e o nome do sushi virou uma homenagem ao seu criador.
URAMAKI
O uramaki se diferencia dos outros rolinhos por possuir arroz na parte externa. Neles, o nori envolve o recheio interno. É comum que esse tipo de sushi receba também alguns grãos de gergelim torrados na parte de fora.
HOSSOMAKI
O hossomaki tem a composição típica e tradicional do sushi: um recheio que é envolto por uma camada de arroz envolvido por uma folha de nori. Uma particularidade do hossomaki é que os rolos são ligeiramente mais finos do que os rolos das demais variedades de sushi e tem uma variedade menor de recheio em cada devido ao seu tamanho.
KAPPAMAKI
O kappamaki pode ser considerado uma versão do hossomaki, mas com recheio de pepino. Um fato curioso sobre o nome desse sushi é que, além de ser um sushi vegano, é inspirado no Kappa, ser mitológico que faz parte do folclore japonês e que tem como comida principal o pepino.
TEKKAMAKI
O tekkamaki é um sushi composto por um recheio e uma camada de arroz envolta em nori. Apesar da semelhança com o hossomaki, o que caracteriza o tekkamaki é o fato de o seu recheio ser composto exclusivamente por atum.
Fonte: assessoria de imprensa