Incluir antioxidantes na dieta melhora qualidade de vida e a pele de mulheres com acne, diz estudo
Foto: pixabay

Embora seja associada à adolescência, por questões hormonais, a acne vulgar é uma doença crônica de pele que também pode persistir na idade adulta. Nesse sentido, segundo estimativas, aproximadamente 9% da população global é afetada pela acne vulgar. “Algumas das características da doença incluem pústulas, pápulas, nódulos e cicatrizes.

Afinal, na maioria dos indivíduos, a acne ocorre na face e afeta negativamente a saúde mental e a qualidade de vida geral. Portanto, é crucial tratar a doença e aliviar as consequências físicas e psicológicas da acne”, destaca a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. De acordo com um estudo recente,  adicionar antioxidantes à rotina alimentar, com uma dieta rica nesse tipo de nutriente, pode ajudar a tratar a doença e melhorar a qualidade de vida. “Os hábitos alimentares em jovens podem estar correlacionados com a acne vulgar”, acrescenta a médica.

Fatores

Estudos anteriores identificaram vários fatores que podem estar envolvidos na fisiopatologia da acne, incluindo idade, estilo de vida sedentário, sexo e dieta alimentar. Fatores hormonais, inflamatórios, ambientais e genéticos também demonstraram contribuir para a doença. “É uma condição multifatorial, portanto precisamos ter um olhar completo no tratamento do paciente, com orientações também para mudanças no estilo de vida”, diz a médica.

No estudo, que avaliou a relação entre o índice de qualidade antioxidante da dieta e a qualidade de vida de mulheres jovens com acne vulgar, um total de 165 mulheres entre 18 e 35 anos foram incluídas na avaliação. Todos os participantes aderiram a uma dieta diária de até 5000 kcal, de acordo com a individualidade de cada uma das participantes.

Antioxidantes

Assim, utilizou-se a escala de qualidade antioxidante da dieta para avaliar a ingestão de vitamina C, vitamina E, betacaroteno, cobre, manganês, ferro, zinco, selênio, fitosteróis, lignanas e polifenóis na dieta. Houve a avaliação dos componentes de enzimas antioxidantes, como superóxido dismutase, glutationa peroxidase e catalase. “Acima de tudo, a adesão a uma dieta rica em antioxidantes reduziu o risco de acne vulgar, o que melhorou o risco de depressão dos participantes do estudo”, explica a Dra. Paola.

Ou seja, entre as participantes do estudo, mais de 50% delas lutaram contra a acne vulgar durante dois a cinco anos, com algumas sofrendo de AV durante mais de cinco anos e 9% das mulheres apresentavam acne grave. Segundo a médica, a dieta influencia a acne através da microbiota intestinal, hormônios, sistema imunológico e metabolismo de carboidratos e lipídios. “Uma maior adesão a uma dieta antioxidante reduz o risco de impacto da acne vulgar na qualidade de vida em aproximadamente 30 a 32% e o risco de depressão em 33%”, diz a médica.

Além disso, incrementar a dieta com antioxidantes é benéfico para o tratamento da própria acne. “A inflamação causada pelo estresse oxidativo da unidade pilossebácea e pela oxidação do sebo inicia o desenvolvimento da acne. Portanto, estratégias dietéticas que promovam um maior aporte de antioxidantes podem ser benéficas para auxiliar o tratamento”, comenta a médica.

Afinal, não há razões para ir atrás de um “superalimento”. “Os antioxidantes estão presentes nas frutas, verduras e legumes, nos chás, no azeite, no cacau do chocolate, nas oleaginosas, no café, nos grãos e nos temperos. Nesse sentido, a solução para incluí-los na alimentação é consumir mais alimentos in natura, preparados em casa, evitando o consumo dos ultraprocessados. Além disso, traz benefícios para a pele e para a qualidade de vida de pessoas que lutam contra a doença de pele”, finaliza a médica.

Dra Paola Pomerantzeff  é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro. A médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista