Segundo dados divulgados pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aponta que os preços subiram 0.83% no mês de fevereiro. Desse modo, consequência dos ajustes anuais do grupo de Educação.
Este número representa um aumento em relação ao mês anterior, que fechou com 0.42% em janeiro. O resultado veio acima das expectativas do mercado financeiro, que esperavam um aumento de 0,78%. Com isso, a inflação no Brasil tem um acúmulo de 4,50% em 12 meses.
“Outros elementos também vieram fortes, como alimentação e bebidas, com aumento de 0.95% e também um aumento de na área de transporte, de 0.72%. Esses setores são boa parte dos gastos do brasileiro, quase metade do peso do índice vem desses dois componentes”, diz Alexandre Gaino, professor de economia da ESPM.
Gaino ainda afirma que a expectativa é de uma inflação de 3.8% até o final do ano. ”Isso coloca a inflação ainda dentro dos patamares da meta estipulada pelo pelo CMN e operada pelo Copom, por meio do Banco Central da meta de inflação”, completa.
Fonte: Alexandre Gaino, professor de economia da ESPM