Jejum de cinco dias: Nutricionista alerta sobre os danos à saúde de jejuar por longo períodos como Maíra Cardi

A nutricionista Juliana Vieira alertou sobre os riscos dos jejuns prolongados, após Maíra Cardi revelar que estava há três dias sem comer, apenas bebendo água, e planejava continuar por cinco dias. Afinal, esses jejuns podem resultar em complicações graves, como fraqueza, tontura, desidratação e problemas no funcionamento dos órgãos vitais. Assim, é essencial consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de dieta restritiva.

Consequências

“Não é seguro jejum de 5 dias. Limitar o acesso à comida por muito tempo, pode levar a pessoa sofrer com fraqueza muscular, falta de concentração, hipoglicemia, desmaios , desnutrição nos casos mais graves pode causar hipotensão e perda de eletrólitos, o que pode causar arritmias cardíacas, redução das proteínas e diminuição do tamanho dos órgãos, incluindo o cérebro”, enfatiza.

Juliana explica que uma pessoa consegue ficar sem se alimentar por um longo período, mas isso não significa que seja seguro ficar sem comer até o limite. “Assim, uma pessoa saudável pode ficar sem comer por aproximadamente 3 semanas, mas isso não significa que seja seguro ou deva ir até esse limite”, comenta.

Jejum intermitente

A profissional diz que os jejuns por um curto período, como 12 a 24 horas, já são recomendados. “Nesse sentido, pode trazer benefícios para o corpo. Eu sou a favor de um jejum intermitente consciente. Existem vários tipos de jejum e feito para ter benefícios metabólicos , emagrecimento, para o câncer que é realizado provocando a autofagia das células , Independente dos motivos, é preciso lembrar que passar muitas horas sem comer pode provocar riscos à saúde”.

Ela continua: “Quando uma pessoa fica sem comer por muito tempo, pode sofrer com fraqueza muscular, falta de concentração, hipoglicemia, desmaios , desnutrição nos casos mais graves pode causar hipotensão e perda de eletrólitos, o que pode causar arritmias cardíacas, redução das proteínas e diminuição do tamanho dos órgãos, incluindo o cérebro .

Por isso, priorizem essas regras para viver saudáveis”.

Juliana Vieira diz que “uma alimentação equilibrada é a chave do emagrecimento. Assim como a Comida de verdade. Afinal, ela é rica em proteínas. Em quantidade suficiente para te saciar. Quanto mais delas você atingir, melhor a refeição. Então, atingir 3 dessas regras é melhor do que 2 , e vai te trazer os melhores resultados. Inclusive de saúde, e ingerir nada , sem acompanhamento de um profissional pode causar consequências gravíssimas à saúde”, finaliza.

Fonte: assessoria de imprensa