Em pleno verão carioca, os sites Vida e Ação e Comida na Mesa se uniram para lançar o ‘SAÚDE SEM IDADE – Inspiração para uma vida longa e plena’, um projeto voltado para as pessoas acima de 50 anos, interessadas em temas sobre qualidade de vida, bem-estar e alimentação saudável no Rio de Janeiro.
Focada no conceito da longevidade ativa e saudável, a primeira edição acontece no sábado (22), das 8 às 12 horas, no quiosque Mar de Copa, na Praia de Copacabana. Assim, a estimativa é atrair 50 participantes, na maioria, pessoas 50+. As inscrições são gratuitas e limitadas pela plataforma Sympla – acesse aqui.
O evento tem apoio institucional do Movimento Longevidade Brasil – por meio da startup Rio 50+ e do projeto Reavivar Copacabana –, e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-Rio). Também conta com a parceria da Korin, Estácio, Laboratório da Pele e Health ID, além do apoio de diversos profissionais de saúde e bem-estar, todos voluntários.
Rodas de conversa, serviços de saúde e orientação nutricional
O Saúde sem Idade 2025 contará com rodas de conversa com especialistas em saúde sobre os temas ‘Desafios da longevidade ativa e saudável’; ‘Controle das condições típicas do envelhecimento’; ‘Equilíbrio emocional x etarismo’; ‘Cuidados com a pele madura’ e ‘Memória, concentração e foco’.
Mais do que informação, o evento levará serviços de saúde e bem-estar oferecidos por professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Fisioterapia da Estácio Copacabana. Assim, entre eles, estão aferição de pressão arterial e teste de glicemia; teste de bioimpedância; ginástica laboral; dança e orientação nutricional.
Nesse sentido, um dos destaques será a ‘oficina da dor’, com práticas para tratar na hora diversos processos dolorosos comuns do processo de envelhecimento. Então, liderada pelo professor Jonas Obadia, a equipe de Fisioterapia da Estácio empregará técnicas como alongamento na maca, streching, mobilização articular, miofascial, massoterapia, terapia manual, Maitland, Mulligan, Cyriax, Jones, Músculo-Energia, além de quiropraxia e acupuntura.
Alimentação saudável
A Korin, referência em agricultura natural e pioneira na criação de frangos com ração livre de grãos transgênicos e sem o uso de antibióticos ou inseticidas nas granjas, também estará presente no dia 22. Nesse sentido, a participação da Korin no evento reforça o compromisso da empresa com o conceito de sustentabilidade e qualidade de vida.
Outro destaque será a distribuição – pela equipe de Nutrição da Estácio Copa, sob a coordenação de Carolline Miranda – de um folheto com 10 passos para uma dieta mais equilibrada, com base no Guia da Alimentação Saudável, do Ministério da Saúde, considerado a ‘bíblia’ da nutrição no Brasil.
Terapias integrativas, sorteios e distribuição de brindes
Profissionais de saúde e bem-estar também vão oferecer demonstrações de práticas integrativas, como shiatsu, auriculoterapia, reflexologia, meditação, yoga restaurativa e hipnose coletiva. Assim, os atendimentos de shiatsu, reflexologia e auriculoterapia serão realizados pelas terapeutas integrativas Adriana Mahalo e Nalva Farias ao longo de toda a programação, mediante agendamento prévio no início do evento — o número de atendimentos é limitado.
A Korin disponibilizará 3 kits para serem sorteados durante o evento e ainda durante a manhã, haverá distribuição de protetores solares do Laboratório da Pele e sorteio de brindes. Os primeiros 25 convidados inscritos previamente que comparecerem ao local terão direito a um kit de produtos da loja Biomundo Copacabana.
Serão sorteadas, entre outros, uma inscrição gratuita para o curso ’Escrita Terapêutica’ com a jornalista, psicanalista e parapsicóloga Graça Duarte, da Mente Saudável Terapias. Além disso, a realização de três mapas astrais com a astróloga Elaine Imenes, presidente do Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro (Sinarj).
Lifestyle carioca para viver até 100 anos ou mais
De acordo com as jornalistas Rosayne Macedo e Mônica Ulisses, editoras respectivamente dos sites Vida e Ação e Comida na Mesa, organizadoras, a ideia do Saúde sem Idade surgiu a partir da demanda por ações offline, verificada entre leitores e seguidores, trazendo para a prática do dia a dia temas que se tornam cada vez mais relevantes para quem ultrapassa a barreira dos 50 anos, numa das cidades com a maior taxa de envelhecimento do Brasil (veja dados abaixo).
“Queremos proporcionar uma manhã agradável, repleta de muita informação e atividades para incentivar as pessoas a cuidarem da sua saúde, de forma leve, divertida e prazerosa”, afirma Rosayne Macedo, editora do Vida e Ação. “Tudo isso num ambiente acolhedor e descontraído, à beira-mar, aproveitando o melhor do lifestyle carioca”. Ainda segundo a idealizadora e curadora do evento, a produção está atenta às melhores práticas sustentáveis, estimulando também a participação consciente e responsável dos convidados.
Mônica Ulisses, editora do Comida na Mesa, destaca a importância da alimentação saudável para prolongar a longevidade. “Sabemos que alimentos ultraprocessados, açúcar e excesso de massas e gorduras são uma verdadeira bomba-relógio para todos e, principalmente, para quem sofre com condições próprias da idade, como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e obesidade. Por isso, vamos trazer essa temática de forma descomplicada. Assim, facilitar o dia a dia das pessoas 50+, muitas delas, hoje vivendo sozinhas”, comenta a jornalista.
Por que Copacabana?
Afinal, nunca a longevidade ativa e saudável foi tão necessária e esteve tão em evidência. Afinal, a expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,4 anos (IBGE, 2023).
O Rio de Janeiro é o segundo estado onde a população mais envelhece, só perdendo para o Rio Grande do Sul. Um terço da sua população tem mais de 60 anos (33%).
Cartão postal do Rio de Janeiro, Copacabana é tradicionalmente conhecido como um dos bairros com a maior concentração de pessoas idosas por metro quadrado do Brasil.
Em 2065, dois terços dos habitantes do bairro serão 60+, enquanto apenas 4,1% serão crianças e adolescentes.
Programação
Das 8h às 8h30 – Credenciamento, cafezinho e abertura oficial
Rosayne Macedo (Vida e Ação), Mônica Ulisses (Comida na Mesa) e Carlota Esteves (Movimento Longevidade Brasil)
Das 8h30 às 10h – Atividades coletivas
Ginástica laboral – Jacques Netto, coordenador do curso de Educação Física da Estácio Copacabana
Yoga restaurativa – Bárbara Mello, instrutora e voluntária do Instituto Zen Câncer
Jogos de memória – Ana Cristina Fonseca, fisioterapeuta, diretora do Vida Ativa Espaço de Saúde
Meditação guiada – Augusto Zimbres, instrutor da Brahma Kumaris
Das 10 às 11h30 – Rodas de Conversa
Desafios da longevidade ativa e saudável – Raquel Oliveira, geriatra, diretora da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-Rio)
Como lidar com as condições típicas do envelhecimento – Cláudia Andrade, coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio Copacabana
Memória, concentração e foco – Miriam Pontes de Farias, psicóloga e hipnóloga, colunista do Portal Vida e Ação
Cuidados com a pele madura – Bryan Hudson Hossy, farmacêutico/bioquímico, Doutor em Ciências da Pele, especialista em Cosmetologia e Morfologia
Equilíbrio emocional x etarismo – Andrea Ladislau, psicanalista e neuropsicóloga, mestre em Psicanálise, colunista do Portal Vida e Ação
Sexualidade na maturidade – quebrando tabus – Kika Gama Lobo, jornalista e influencer sobre temas do envelhecimento