Para valorizar e incentivar a economia criativa brasileira, será realizada a primeira edição do Mercado EnoCriativo no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a ProjectHub e a Casa Vitis, nos dias 9 e 10 de dezembro, sábado e domingo, das 10h às 22h, com entrada gratuita.
 
Com uma programação dedicada ao Natal e realizado em formato de feira, o Mercado EnoCriativo traz à venda produtos de design, moda, arte e gastronomia de 64 jovens empreendedores criativos, cinco foodtrucks e dez expositores artesanais, selecionados por uma curadoria formada por Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo, e Larissa Fin, idealizadora do Vinho na Vila, e apoios de Janara Lopes e Camila Vieira, fundadoras do canal IdeaFixa.
 
Simultaneamente à feira de produtos, acontecerá a feira de degustação de vinhos e espumantes de 15 vinícolas de pequenos produtores brasileiros, selecionadas pela
Casa Vitis. Os ingressos custam a partir de R$ 50,00, dão direito a uma taça para o evento e a oportunidade de degustar todos os rótulos expostos, além de descontos especiais juntos aos expositores.
 
“Trata-se de uma excelente oportunidade para reunir marcas e trabalhos exclusivos, criativos e sustentáveis. Ficamos felizes em criar mais um canal direto de relacionamento dos empreendedores com seus clientes e fãs”, explica Lucas Foster, um dos idealizadores do Mercado EnoCriativo e fundador da ProjectHub.
 
“Queremos reforçar a importância de valorizar o pequeno empreendedor, mostrando aos consumidores que comprar do pequeno faz toda a diferença, ainda mais em uma época tão especial. O Natal é uma época para rever conceitos e dar valor para produtos genuinamente brasileiros”, afirma Larissa Fin, fundadora da CasaVitis e uma das idealizadoras do evento. “Se existe uma razão para acreditar em um futuro melhor é por causa dos empreendedores criativos. Afinal, enquanto o PIB brasileiro encolhia 7,2% em sua mais profunda recessão, os profissionais da economia criativa geravam uma riqueza de R$155,6 bilhões para o país, segundo os dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro”, completa Lucas.
 
“O MCB, único museu do país voltado ao design e à arquitetura, valoriza iniciativas como o Mercado EnoCriativo, que cria oportunidade de acesso aos pequenos produtores. Já incluímos em nossa programação outras feiras do gênero, que incentivam a produção artesanal e os empreendedores da economia criativa brasileira”, observa Giancarlo Latorraca, diretor técnico do museu.
 
O Mercado EnoCriativo ainda trará um espaço dedicado às crianças, com oficinas e brincadeiras, e programação cultural diversificada com música, performance e arte.
   SERVIÇO: Mercado EnoCriativo – 1ª edição
Dias 9 e 10 de dezembro, sábado e domingo, das 10h às 22h
Entrada gratuita, sujeita à lotação
Degustação de vinhos – R$ 50,00
Realização: MCB, ProjectHub e CasaVitis
Local: Museu da Casa Brasileira (11) 3032.3727
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano
    Fonte: assessoria de imprensa