Neste fim de ano, além do clássico champanhe, apostar em coquetéis especiais pode ser a escolha ideal para tornar a noite da virada ainda mais marcante. Laércio Zulu, renomado mixologista do Grupo Saints e um dos principais nomes da coquetelaria nacional, apresenta três opções de bebidas refrescantes do Boteco São Bento, em Santo André, que prometem elevar a celebração de Réveillon.
Zulu explica que harmonizar champanhe com coquetéis pode enriquecer a experiência. “O espumante traz o toque clássico, enquanto os coquetéis acrescentam personalidade e criatividade à mesa. Cada drink conta com referências que surpreendem o paladar e trazem um toque de sofisticação ao momento festivo, sem exigências técnicas complicadas”, destaca.
Confira algumas dicas para começar 2025 em grande estilo:
Banzeiro
Ingredientes:
50 ml cachaça;
20 ml sumo de limão;
10 ml xarope de açúcar;
10 ml de vinho tinto;
30 ml de espuma de gengibre;
1 sifão (mesmo de fazer chantili)
Modo de preparo:
Primeiramente, encha um copo médio (copo de whisky) com gelo e reserve. Em seguida, em uma coqueteleira com bastante gelo adicione limão, açúcar, cachaça e bata vigorosamente. Então, retire a água acumulada no copo e sirva a mistura da coqueteleira no mesmo. Sirva o vinho, formando uma camada bem fina e finalize com espuma de gengibre.
Espuma de gengibre:
300 g gengibre limpo;
600 ml água;
300 g açúcar;
300 ml água;
4 folhas de gelatina sem cor sem sabor;
2 cápsulas de gás
Modo de preparo da espuma de gengibre:
Antes de tudo, bata no liquidificador o gengibre com água e leve ao fogo. Logo após ferver deixar 15 min fogo baixo. Ainda no fogo, adicione o açúcar e aguarde homogeneizar. Enquanto isso, em outro recipiente, deixe a gelatina na água fria para hidratar – só encher recipiente com água e gelo sobre as folhas. Então, retire o cozido do fogo e coe, passe no mínimo 3x para retirar o máximo de resíduo possível e evitar entupir o sifão. Em seguida, dilua a gelatina na base ainda quente (em liquidificador). Tem que ficar doce e picante. Por fim, adicione o sumo de limão bem coado. Assim, misture tudo, adicione no sifão, deixe gelar e ponha o gás.
Caipirinha de Caju com Limão
Ingredientes:
1 caju;
1/4 limão Taiti;
1 sopa de rapadura ralada;
Gelo quebrado.
Modo de preparo:
Antes de tudo, fatie o caju e o limão. Em seguida, adicione em copo longo (entre 250 a 300ml capacidade), macere junto a rapadura picada. Logo após, acrescente gelo picado seguido de 60ml cachaça branca de sua preferência. Então, mexa com colher de bar ou colher de sopa mesmo. Finalize com a coroa do caju com castanha e um pouco de rapadura ralada por cima.
Bentô
Ingredientes:
50 ml gin;
4 morangos;
2 fatias de tangerina;
20 ml mel;
150 ml de água tônica.
Modo de preparo:
Primeiro, fatie os morangos na vertical, tente deixar fatias bem finas. Em uma taça adicione o gin, mel e misture bem os dois. Acrescente gelo cubo até a borda da taça. Sirva água tônica e finalize com as fatias de morango. As fatias de tangerina usem para dar acabamento, bem presas à parede da taça para ficar bem bonito. Obs.: as fatias de morango você pode colocar uma a uma nas paredes da taça para ficar bonito ou pode colocar todas já diretamente no fundo da taça e mexer depois. A técnica não influencia o sabor, só o visual.
Fonte: assessoria de imprensa