Já imaginou emagrecer enquanto descansa? Segundo a comunidade científica, isso é possível para quem pratica a musculação, já que a construção de músculos aumenta significativamente a demanda de energia pelo corpo em repouso e promove a aceleração do metabolismo.
Estudo
Nesse sentido, recentemente, um estudo comandado por pesquisadores da Universidade de Stanford apontou, inclusive, que esses efeitos fazem da musculação a modalidade mais eficiente quando o assunto é emagrecimento. Afinal, os seres humanos, em geral, gastam muito mais energia para manter o funcionamento do organismo em repouso (entre 60% a 75% do total) do que o fazem por meio de exercícios físicos (15% a 30% do total).
Então, cada vez mais endossada pelos acadêmicos, a relação entre musculação e perda de gordura também já está amplamente difundida na atuação prática de profissionais da educação física. Treinador da Smart Fit, Bruno Silva afirma que os exercícios de musculação ocupam o centro dos programas de treinamentos que prescreve para alunos cujo objetivo é emagrecer.
Treinos metabólicos
“Dou ênfase aos treinos metabólicos e os intercalo com exercícios de força para grandes grupos musculares, nos quais o consumo de energia é sempre maior”, afirmou Silva, explicando que os treinos metabólicos consistem em trabalhos com cargas mais baixas e volumes maiores de séries e repetições.
Desse modo, o fato da musculação ser a via mais eficiente para o emagrecimento, no entanto, não significa que ela não possa ser complementada por outros elementos. Assim, pelo contrário. Segundo Silva, os trabalhos de força se tornam ainda mais eficientes quando somados a exercícios aeróbicos, já que estes complementam o gasto calórico durante a prática e também contribuem para a melhoria da atividade metabólica.
Papel da massa muscular no emagrecimento liga sinal de alerta contra dietas restritivas
Além de orientar a formulação de programas de treinamentos, as conclusões científicas sobre a relação direta da massa muscular com o emagrecimento também servem como base para a construção de planos alimentares.
Segundo a profissional da Smart Fit Nutri, Yasmin Ahmad, dietas que reduzem significativamente a ingestão calórica, sem olhar para a qualidade e a quantidade dos alimentos, acabam não apenas produzindo benefícios reduzidos, como tornando o processo ainda mais difícil no médio e no longo prazo.
Leia também
10 alimentos que ajudam a emagrecer e definir o shape
Emagrecer é a mesma coisa que perder peso? Especialista em obesidade explica a diferença
“Restringir demais o consumo de calorias reduz a massa magra e o metabolismo basal. Isso faz com que o efeito platô chegue mais rápido. Ou seja, em pouco tempo, o corpo para de diminuir o peso e passa a acumular gordura”, concluiu Ahmad.
Quer emagrecer com a musculação? Confira abaixo e no link a dica do treinador Bruno Silva:
Aquecimento
Agachamento com salto – 3x 15 repetições 1 minuto de pausa
Abdominal remador 3x 20 repetições 1 minuto de pausa
Polisapato 3x 20 repetições 1 minuto de pausa
Parte Principal
Agachamento + desenvolvimento – 4x 15 repetições 1 minuto de pausa
Polichinelo – 3x 20 repetições 1 minuto de pausa
Remada + stiff – 4x 15 repetições 1 minuto de pausa
Skipping baixo – 3x 30 segundos de execução 1 minuto de pausa
Afundo – 3x 20 repetições 1 minuto de pausa
Flexão de braço – 3x 20 repetições 1 minuto de pausa
Abdominal completo – 3x 20 repetições 1 minuto de pausa
Meio burpee – 3x 20 repetições 1 minuto de pausa
Volta à calma
Alongamento:
de posterior – 3x 30 segundos de execução 1 minuto de pausa
quadríceps – 3x 30 segundos de execução 1 minuto de pausa
de peitoral – 3x 30 segundos de execução 1 minuto de pausa
Alongamento dinâmico de braços – 3x 30 segundos de execução 1 minuto de pausa
Fonte: assessoria de imprensa