No Dia Nacional da França (14/07), conheça curiosidades culinárias e receitas de delícias típicas do país
Foto: Pixabay

Famosa por sua culinária sofisticada e saborosa, os quitutes Franceses são mundialmente reconhecidos e apreciados. Afinal, quem não gosta de saborear um delicioso croissant quentinho no café da manhã, por exemplo? 14 de julho é uma data de grande importância na França, porque comemora a Queda da Bastilha. Aproveitando a data, Comida na Mesa reuniu alguns quitutes tradicionais franceses que você aprecia, mas talvez nem saiba a origem. Então, confira!

Croissant

Embora originário da Áustria, os franceses aprimoraram a iguaria e tornou o croissant um ícone das padarias francesas. A receita leva massa folhada e manteiga e é um favorito no café da manhã.

Crêpe

Com origem na França, o crêpe é uma panqueca fina que pode ter recheio de ingredientes doces ou salgados, tornando-se um lanche versátil.

Crème brûlée

Clássico da confeitaria francesa, possui textura cremosa e camada superior crocante de açúcar caramelizado. Assim, é uma das sobremesas mais famosas da França.

Éclair

Doce clássico francês, é recheado com creme, geralmente com cobertura de glacê. Assim, é um doce popular nas pâtisseries francesas.

Madeleine

Pequenos bolos em forma de concha, as madeleines têm origem na região de Lorraine e sua textura é leve e o sabor amanteigado. Existem várias versões sobre a origem da Madeleine. Uma das mais famosas é a de que a produção do doce começou pelas freiras de um convento dedicado à Maria Madalena que precisavam arrecadar dinheiro para manter o espaço e suas creches.

Macaron

Pequenos biscoitos de amêndoa, recheados com ganache, creme ou geleia, têm uma longa história na França. Tornou-se popular pela famosa confeitaria Ladurée em Paris.

Tarte Tatin


Esta torta de maçã invertida foi criada acidentalmente pelas irmãs Tatin no século XIX. É famosa por sua crosta caramelizada e maçãs suculentas.