A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são os ricos em licopeno, como o tomate e mamão, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capaz de atuar na prevenção.
Assim como há alimentos que podem prejudicar a próstata – alimentos que você deveria evitar, ou não ingerir com uma certa freqüência – existem também os alimentos que previnem o câncer de próstata, pois protegem de várias formas.
Peixe
Peixes de água fria como salmão, sardinha, atum e truta são ricos em ômega-3. O ômega-3 é uma gordura saudável, que previne inflamações no corpo, e que pode reduzir o risco de câncer, assim como aumentar os níveis de HDL, o colesterol “bom”. Estudos mostram que suplementos de óleo de peixe e uma dieta com pouca gordura diminuem o crescimento das células cancerosas da próstata. Recomenda-se o consumo de, no mínimo, duas vezes por semana.
Tomates e outros frutos vermelhos
Pesquisas na área apontam que certos frutos vermelhos podem ajudar a prevenir o câncer de próstata. Quanto mais vermelhos, melhor. Por quê? Porque esses alimentos contêm licopeno, que é um antioxidante muito eficaz encontrado no tomate e derivados, melancia, entre outros. Vale lembrar que a absorção do licopeno é mais fácil se o tomate for cozido.
Frutas e legumes
Os compostos dos vegetais verdes auxiliam o corpo a destruir substâncias carcinogênicas. Os nutrientes e vitaminas que as frutas contêm, como o abacate por exemplo, podem diminuir o risco de se contrair câncer de próstata.
Brócolis
O brócolis contém fitoquímicos que podem ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata. E se você não gosta de brócolis? Existem outros vegetais crucíferos que também podem ser alimentos que previnem o câncer de próstata, com efeitos semelhantes, como repolhos, couve, couve-flor, couve de bruxelas.
Soja
Além do licopeno, encontrado nas frutas vermelhas e tomates, a isoflavona é também um nutriente que diminui o risco do câncer de próstata. Os alimentos que contêm isoflavona são o queijo de soja ou tofu, ervilhas, lentilhas, brotos de alfafa e amendoim.
Gordura vegetal saudável
Azeite de oliva, frutas, vegetais frescos, nozes ou sementes.
Procure evitar a gordura animal, que pode aumentar o risco de câncer, encontrada em carnes, manteiga e queijo. Também evite doces e alimentos industrializados. Além disso, se comer carne, procure cozinhá-la moderadamente.
DR. Lessandro Curcio Gonçalves é Vice presidente da sociedade brasileira de Urologia RJ, Urologista do hospital Federal de Ipanema, especialista em cirurgia robótica e membro da Associação Americana e Europeia de Urologia.
Fonte: assessoria de imprensa