Quando o assunto é saúde, a uva é referência, independentemente da sua coloração. A fruta, é excelente opção para o verão, porque além de muito saborosa, contém bioflavonoides, taninos e o resveratrol (no caso das roxas), substâncias que agem como protetoras no organismo, reduzindo os riscos de desenvolver algumas doenças como colesterol alto, problemas cardíacos e até câncer. Seus efeitos positivos estão associados não somente ao fruto em si, mas também em seus derivados como o suco integral, geleias sem açúcar, entre outros.
A uva possui propriedades antioxidantes, favorecendo as funções hepáticas, além de ser um poderoso estimulante digestivo, o que a torna uma grande aliada para quem se preocupa com a saúde e o bom funcionamento do sistema digestório. “Ela é rica em antioxidantes, fibras e água, especialmente na sua casca e sementes, o que traz grandes benefícios ao organismo como a redução da fadiga muscular, proteção contra o câncer e a melhora do funcionamento do intestinal”, afirma Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom, empresa pioneira na produção de alimentos saudáveis.
O resveratrol, presente na fruta, é o polifenol, substância natural encontrada nas plantas, que mais atraiu a atenção da ciência nos últimos anos. Estudos mostram uma relação inversa entre o consumo desse bioativo e a prevenção de doenças cardiovasculares, isso porque ele promove melhora na dilatação dos vasos sanguíneos, diminuição da oxidação do colesterol “ruim” (LDL) e atua no sistema regulatório da pressão arterial.
“O consumo de suco de uva integral garante a ingestão de vitaminas do complexo B e C e minerais como ferro, cálcio e potássio, componentes fundamentais para o bom funcionamento do corpo”, ressalta a nutricionista. Cyntia comenta que ele também possui nutrientes e ativos anti-inflamatórios e antimicrobianos. “Quando ingerido diariamente, pode aumentar o número de células protetoras no organismo, fortalecendo o sistema imunológico. Diabéticos e pessoas com gastrite devem ter cautela no consumo, pois este pode agravar o quadro da doença”.
Outro benefício proporcionado pelo fruto é a melhora do metabolismo. “Ele é um grande aliado na perda de peso, fazendo com que os alimentos sejam digeridos mais rapidamente, além de agir como um energético natural, auxiliando quem pratica exercícios físicos”, complementa.
Fonte: assessoria de imprensa