Em mais de 150 países, em 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.
Este ano, o tema é o desafio da redução das desigualdades, incluindo a segurança alimentar e nutricional no mundo. A nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato, explica que os alimentos ricos em umami podem ajudar a cuidar da saúde do organismo.
“A maioria das pessoas está em busca de cuidar da alimentação tentando fazer substituições que não são necessariamente saudáveis ou até rígidas restrições alimentares, enquanto o consumo de alimentos umami, que estão presentes em nosso dia a dia, pode ajudar quem quer comer de maneira equilibrada”, declara Marilia.
O nosso paladar reconhece o umami quando consumimos alimentos que possuem o aminoácido glutamato e a sua ingestão oferece diversos benefícios para a saúde. Mas como o umami pode ajudar no cuidado com a alimentação?
“Uma das características principais do gosto umami é o aumento da salivação, por isso todas as pessoas podem consumir normalmente. Ao entrar em contato com o alimento, a saliva dissolve e espalha elementos que conferem o sabor”, ressalta Marilia. Ela ainda pontua que esse aumento da salivação proporcionado pelos alimentos umami, melhora a mastigação e a deglutição.
As melhores opções de alimentos umami para quem quer consumir e se beneficiar são os alimentos do mar (peixes, camarão, algas). Além disso, os cogumelos (shitake seco e shimeji), legumes e vegetais (tomate, milho, batata, ervilha, espinafre, brócolis), ovos, carnes (suína, bovina e frango), chá verde, fermentados e laticínios (queijo parmesão e missô).
Fonte: assessoria de imprensa