Você sabia que a quantidade de sal na comida pode influenciar diretamente a saúde do coração? De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente a hipertensão arterial é a doença cardiovascular mais frequente no Brasil. Neste caso, já pensou em uma alternativa para temperar pratos com muito menos sódio? O sal verde, preparado com especiarias naturais, pode ser a solução.
De acordo com a nutricionista da Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), Nathália Guimarães (@nathaliaguimaraes_nutri), o sal verde pode ser utilizado no lugar do sal comum em diversas preparações e pratos, principalmente em saladas, arroz, massas, carnes, vegetais e sopas. Além de aromático, costuma agradar a todos os paladares. “Esse tipo de sal contém 4 ervas poderosas que auxiliam pessoas com hipertensão por terem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e ajudam na digestão”, explica a profissional.
Ainda segundo Natália, o sal verde é capaz de auxiliar no combate do estresse oxidativo e radicais livres, bem como agir beneficamente na inflamação sistêmica e na homeostase de minerais no corpo.
Confira a receita completa para fazer o sal verde em casa:
Sal Verde
Ingredientes
10 g de alecrim desidratado – 25 g de manjericão desidratado – 15 g de orégano desidratado – 10 g de salsinha desidratado – 45 gramas de gergelim tostado – 100 g de sal grosso marinho ou sal grosso rosa ou flor de sal.
Modo de preparo
Primeiramente, tostar o gergelim em temperatura baixa por 10 a 15 minutos no forno ou forninho elétrico. Esperar esfriar.
Em seguida, coloque o sal e o gergelim no processador com a lâmina S e bata por apenas alguns segundos.
Logo após, adicione todas as ervas e processe novamente por alguns segundos.
Então, coloque em um pote de vidro com tampa hermética.
Não necessita ser armazenada na geladeira. Essa mistura tem validade de 3 meses.
OBS: Cada 5 gramas de sal verde (1 colher de chá) têm 8 calorias.
Fonte: assessoria de imprensa