As frutas vermelhas, com seu característico sabor azedo, trazem diversos benefícios à saúde. Pelo menos é o que explica Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom, empresa pioneira na produção de alimentos saudáveis. Segundo a profissional, os frutos podem não estar tão presentes na mesa dos brasileiros, mas, entre outras características, são ricos em vitamina B e contribuem para a saciedade, previnem doenças do coração e até ajudam na visão:
“Frutas como o morango, cereja, framboesa e amora são um pouco mais caras, mas quando compradas em feiras e com pequenos produtores, são encontradas com um preço mais acessível, além de serem ainda mais saborosas. Além disso, elas funcionam como remédios naturais, auxiliando na prevenção e tratamento de diversas doenças, e podem ser consumidas de diversas formas, passando por saladas, smoothies e geleias. Vale a pena experimentar”, explica Maureen.
Abaixo, a nutricionista da Superbom elencou alguns benefícios das frutas vermelhas à saúde. Confira:
Aumentam a saciedade
Antes de mais nada, por serem ricas em fibras, as frutas vermelhas, ou berries, são responsáveis pela saciedade prolongada. Assim, os famosos ataques à geladeira são menos suscetíveis, além de ajudar no trânsito intestinal e melhora da constipação. Ou seja, para uma sensação de satisfação ainda maior, Cyntia sugere o consumo das frutas com bowls de leite vegetal, cereais e granola.
Previnem doenças do coração
Estudos divulgados pela Universidade de Oklahoma mostraram que o consumo de mirtilos (as famosas blueberries), morangos e açaí estão relacionados à diminuição de doenças cardiovasculares. Quando combinadas a uma rotina saudável, boas noites de sono e prática de exercícios físicos, o consumo das frutas vermelhas ajuda a reduzir as chances de um infarto, explica a nutricionista.
Fortalecem o sistema imunológico
Com a pandemia do covid-19, um sistema imunológico fortalecido se mostra mais necessário do que nunca. E as frutas vermelhas, ricas em vitamina C, ajudam nesta missão. São elas: romã, framboesa, amora, uvas e mirtilo. Com o aumento de glóbulos brancos, a tendência é que o corpo fique mais protegido contra possíveis vírus, bactérias e as tão desagradáveis gripes e resfriados.
Ajudam na visão
A vitamina C presente nas frutas vermelhas apresenta outra vantagem: ela faz bem para a saúde aos olhos por conta de seus efeitos antioxidantes. Capaz de preservar os tecidos e células saudáveis, o consumo frequente das frutas é mais do que indicado por Cyntia, que alega seu papel no combate a doenças como catarata e glaucoma.
Fonte: assessoria de imprensa