Devido a correria do dia a dia, muitas vezes, as pessoas acabam dando preferência por consumir alimentos de fast food do que cozinhar. Uma pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo IBGE, comparou dados atualizados da mesma pesquisa produzida em 2008/2009, e abordou que, apesar de ainda ser predominante nos lares brasileiros, o consumo de arroz caiu de 82,7% para 72,9%, e o de feijão passou de 72,1% para 59,7%. Já a ingestão de sanduíches e pizzas aumentou de 10,5% para 17%.
Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom, comenta que, apesar de muito tentador pela facilidade, recorrer a esses produtos pode causar malefícios a saúde. “Eles são alimentos muito calóricos, pobres em nutrientes, ricos em carboidratos simples, sal, gordura, gordura trans e conservantes artificiais. A combinação deles pode levar ao ganho de peso, cansaço, aumento no colesterol, espinhas inchaço e até câncer”, afirma.
As vantagens de cozinhar o próprio alimento são muitas. Entre as mais importantes, podemos destacar o fato de sabermos o que estamos comendo. Com as refeições sendo preparadas em casa, podemos escolher a matéria prima e, além disso, saber se estão dentro da validade, se foram higienizados e até se o manuseio foi feito de maneira correta evitando uma intoxicação alimentar.
A nutricionista acrescenta que ao preparar a própria comida a pessoa passa a comer melhor porque ingere mais alimentos nutritivos. “Há uma troca entre os produtos gordurosos por opções mais naturais, saudáveis e nutritivas que contribuem para saúde e o bem-estar. Além disso, outros benefícios estão no fato de evitar o desperdício dos alimentos, traz economia de dinheiro, mantem o peso sob controle e diminui os riscos de diabetes e hipertensão”, destaca.
Especialista na fabricação de produtos saudáveis, a Superbom possui em seu catálogo opções para facilitar a rotina dos seus consumidores. “Temos uma preocupação especial com o valor nutricional de cada item, por isso, produzimos apenas com ingredientes naturais, sem conservantes químicos e ricos em sabor, que contribuem para ter uma excelente qualidade de vida” conclui Maureen.
Fonte: assessoria de imprensa