A retenção de líquido é muito comum entre as mulheres. Ela contribui para o inchaço na barriga e as temidas celulites. Além de se instalarem nas pernas, os pés ficam inchados. Desse modo, alguns fatores podem fazer com que você retenha líquidos, como, por exemplo: alterações hormonais, sedentarismo, consumo de sal e produtos industrializados em excesso são as causas mais comuns.
A nutricionista Nathi Loyola explica como saber se você está com retenção de líquido. Primeiramente, pressione o polegar por 30 segundos na perna, tornozelo ou na barriga. Então, após tirar o dedo, se continuar marcando, bem provável que esteja com retenção de líquido.
Confira as dicas da nutricionista de 5 chás para ajudar no combate a retenção. Vale ressaltar que precisa incluir no seu dia a dia uma alimentação saudável e prática de exercício.
Chá Cavalinha e Chá-verde
Benefícios: Cavalinha tem ação diurética e digestiva, ela é muito indicada para quem tem ansiedade. Ao mesmo tempo, o chá-verde, tem a função de antioxidante, auxilia no metabolismo, ajudando na saciedade.
Modo de preparo: 1 colher de sopa de cada para 500ml de água, ferva a água e depois coloque as ervas. Logo após, deixe o chá tampado por 5 minutos para ter mais aproveitamento das ervas.
Chá de folha de louro e casca de abacaxi
Benefícios: Folha de louro tem ação anti-inflamatória e digestiva. Todavia, a casca do abacaxi tem ação diurética e é rica em vitamina C.
Modo de preparo: 1 colher de sopa de cada para 500ml de água, ferva a água com a casca de abacaxi e depois coloque as ervas. Em seguida, deixe tampado por 5 minutos para ter mais aproveitamento das ervas.
Chá dente de leão e gengibre
Benefícios: O dente de leão tem ação diurética e desintoxicação do organismo. Já o gengibre possui ação termogênica e digestiva.
Modo de preparo: 1 colher de sopa de cada 500ml de água, ferva a água com gengibre e depois coloque as ervas. Logo depois, deixe tampado por 5 minutos para ter mais aproveitamento das ervas.
Chá de hibisco e funcho
Benefícios: O hibisco melhora a ação do fígado e é diurética. Já o funcho é mais conhecida como erva-doce que auxilia na digestão e na saciedade.
Modo de preparo: 1 colher de sopa de cada para 500ml de água, ferva a água e depois coloque as ervas. Deixe tampado por 5 minutos para ter mais aproveitamento das ervas.
Chá de carqueja e erva-mate
Benefícios: A carqueja auxilia na má digestão, prisão de ventre e na má circulação. Já a erva-mate auxilia no foco e na concentração, redenção de líquidos e gordura abdominal.
Modo de preparo: 1 colher de sopa de cada para 500ml de água, ferva a água e depois coloque as ervas. Deixe tampado por 5 minutos para ter mais aproveitamento das ervas.
Dica da nutricionista: consuma no máximo até 1 litro das receitas acima. Excesso não ira trazer mais resultado e pode trazer malefícios a sua saúde.
Fonte: assessoria de imprensa