A granola é uma mistura de cereais, grãos integrais, oleaginosas, frutas secas e açúcar ou mel, rica em fibras, e muito popular no cardápio brasileiro. A nutricionista Thaíse Costa, da Tia Sônia – marca de produtos saudáveis e naturais – ressalta que, ao contrário do que muitos pensam, o alimento nem sempre é sinônimo de saúde. “É essencial prestar atenção na embalagem antes de consumi-lo e verificar o que contém no produto. Quanto mais ingredientes naturais e conhecidos você identificar, melhor ele é nutricionalmente falando”, explica.
Além da granola tradicional, os consumidores podem encontrar também nas prateleiras dos mercados, outras opções de granolas altamente benéficas à saúde. Veja abaixo:
Granola sem glúten
Para as pessoas celíacas ou adeptas à uma alimentação sem glúten, existem opções de granolas para atender à essa demanda. “A Granola Sem Glúten combina frutas desidratadas, tapioca, gergelim, flocos de milho, semente de girassol, coco, castanha-do-pará e quinoa”, explica Thaíse.
Granola orgânica
Uma opção de granola saudável e nutritiva é a Granola Orgânica, produzida através de métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. “As granolas orgânicas obedecem a regras que prezam uma agricultura sustentável ecológica e socialmente”.
Granola low carb
Os adeptos de uma alimentação com baixo consumo de carboidratos podem desfrutar da Granola Low Carb, produzida com coco torrado, semente de abóbora e girassol, amêndoa, castanha de caju, quinoa, chia, entre outros ingredientes. “Além de fornecer uma excelente quantidade de gorduras do bem, a Granola Low Carb é adoçada com Xylitol, um adoçante natural com baixo índice glicêmico”.
Granola zero açúcar
“Essa é a granola mais nutritiva do mercado, pois além de ser zero adição de açúcar, também costuma ter uma grande porcentagem de redução de gorduras totais”. Por conter zero adição de açúcar, é recomendada para portadores de diabetes, e também para pessoas que buscam por uma alimentação com alto valor nutricional.
Granola light
Com uma redução de 30% de gorduras presentes na composição, a Granola Light possui um baixo teor de gordura e calorias e um alto índice de nutrientes e fibras, tornando os benefícios presentes no produto elevados para aqueles que a consumirem.
Fonte: assessoria de imprensa