Um dos destaques na cultura japonesa é o equilíbrio, que se reflete em diversos aspectos da vida. Nesse sentido, a ideia de equilíbrio está nas diversas esferas da vida japonesa, moldando valores, comportamentos e perspectivas.
Na alimentação
Antes de tudo, a alimentação no Japão é uma parte fundamental da cultura do país e é conhecida por sua variedade, equilíbrio e estética.
O baixo teor de gordura das preparações dos pratos destaca-se no país. Enquanto nas culturas ocidentais utiliza-se óleo para cozimento dos alimentos, no Japão, utiliza-se o dashi que substitui a gordura e agrega outros nutrientes aos alimentos. Ele proporciona a incorporação do umami – palavra de origem japonesa, que significa “gosto saboroso e agradável”
Arroz: O arroz é a base da alimentação japonesa e você encontra em praticamente todas as refeições.
Peixe e Frutos do Mar: Peixe e frutos do mar desempenham um papel significativo na culinária japonesa.
Sopas: Sopas são comuns nas refeições japonesas.
Leia também
Dicas para harmonizar vinho com comida japonesa
Vegetais e Tofu: Os vegetais têm um papel importante. Além disso, o tofu, feito de soja, é uma fonte comum de proteína e os japoneses incluem em várias preparações.
Tempura: Tempura é um método de fritura e os japoneses revestem os ingredientes como camarão, vegetais e peixe em uma massa leve e fritos. É uma técnica introduzida pelos portugueses no século XVI.
Chá: O chá é uma parte essencial da cultura japonesa. O chá verde, em particular, é amplamente consumido e muitas vezes servido durante as refeições.
Doces Japoneses (Wagashi): Wagashi são doces tradicionais japoneses para acompanhar o chá. Tem uma apresentação artística e sabores sutis, muitas vezes refletindo as estações do ano.
Na estética
Do mesmo modo, o Wabi-Sabi é um conceito estético japonês que valoriza a beleza da imperfeição, transitoriedade e simplicidade. Ou seja, esta estética influenciou diversas formas de arte e design no Japão, incluindo cerâmica, arquitetura e jardinagem.
Wabi : Refere-se à simplicidade, rusticidade e austeridade.
Sabi: Refere-se à beleza que vem com a idade e a pátina do tempo.
Na Natureza
A ligação especial do Japão com a natureza é evidente em jardins meticulosamente projetados, onde a combinação equilibrada de elementos como pedras, água e plantas cria um ambiente harmonioso.