Priorizar o uso dos temperos naturais na elaboração de receitas é uma prática extremamente benéfica para a saúde, no entanto, muitas pessoas ainda recorrem ao uso dos industrializados seja como forma de agilizar o preparo dos pratos ou por acharem que são mais baratos. Os temperos artificiais contêm altos índices de sódio, conservantes, aromatizantes, gorduras trans e até mesmo outros aditivos que causam diversas doenças e prejuízos à saúde, principalmente, se utilizados de forma constante.
De acordo com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Paulista, Jussara Maria, são inúmeras as opções de temperos naturais que conferem sabor às refeições e que podem ser facilmente achados em supermercados e feiras livres, sem gerar um alto custo para o consumidor.
“Existe uma variação enorme de ingredientes naturais que podem deixar as refeições saborosas bem como beneficiar a nossa saúde. Por exemplo, a cebola é rica em propriedades antioxidantes, altamente digestiva, antimicrobiana e estimulante cardiovascular, o alho melhora a circulação sanguínea, previne alguns tipos de câncer e auxilia no sistema imunológico devido ao seu poder antibacteriano, o orégano auxilia no tratamento de resfriados e micoses devido ao seu alto poder fungicida, além de ser analgésico e sedativo, o alecrim ativa a circulação sanguínea, antidepressivo e anticéptico, dentre outros”, explica.
A nutricionista ainda reforça que na hora de escolher um tempero, não é apenas a praticidade que deve ser levada em consideração, mas também as substâncias que estarão presentes nessa determinada escolha. “Sabemos que muitos priorizam a questão da facilidade, afinal é mais simples abrir um sachê ou tablete de tempero artificial do que escolher, cortar, picar e descascar o tempero natural, entretanto, a medida que isso é feito de forma constante, maiores serão os riscos para a saúde. Hipertensão, Acidente Vascular Cerebral, doenças cardíacas, doenças renais e diabetes são os problemas mais comuns ocasionados pelo consumo de temperos artificiais. Se alimentos industrializados e ultraprocessados devem ser evitados, o mesmo vale para os temperos” finaliza.
Confira algumas especiarias e ervas orgânicas que dão sabor aos pratos e contribuem para a promoção da saúde:
Alecrim – Cebolinha verde – Coentro – Louro – Manjericão – Hortelã – Sálvia – Salsa – Tomilho – Açafrão – Canela – Cominho – Cravo-da-índia – Cúrcuma – Curry – Gengibre – Páprica – Pimenta calabresa – Pimenta do reino – Dill
Fonte: assessoria de imprensa