Preparar refeições com as crianças ajuda a quebrar resistência ao consumo de frutas, legumes e verduras

Que tal aproveitar o feriadão para preparar pratos fáceis, nutritivos e deliciosos com a criançada? Segundo a nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Sizele Rodrigues dos Santos, levar os pequenos para cozinha para ajudar no preparo de uma refeição pode ser uma boa estratégia para quebrar a resistência no consumo de frutas, verduras e legumes.

A nutricionista que atua no Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Pasta, cita algumas razões para envolver as crianças no preparo das refeições e dá algumas dicas de receitas simples para fazer com os pequenos.

Segundo Sizele, um dos maiores aprendizados na culinária infantil é a descoberta da origem dos alimentos. Ensinar de onde vêm os produtos e a forma como as frutas, legumes e verduras (FLV) são cultivados na terra, por exemplo, estimula a consciência ambiental das crianças, valoriza a preferência por vegetais, incentiva o maior aprendizado sobre as propriedades nutricionais dos produtos e, consequentemente, faz com que elas adquiram hábitos alimentares mais saudáveis.

Incluir os pequenos em atividades que envolvem o plantio, a compra, a seleção dos alimentos e o preparo das refeições pode proporcionar ainda uma maior interação entre a família, além de oferecer diversão e aprendizagem.

A culinária também auxilia no desenvolvimento da concentração, da atenção e do foco, além de favorecer o melhor entendimento sobre medidas, quantidades, texturas, aromas e sabores. “Outro ponto positivo, é que a memória e a paciência são muito estimuladas, já que na execução da receita haverá uma sequência de ingredientes a ser seguida, algumas ações devem ser coordenadas e, em geral, no preparo de alimentos os resultados não são imediatos, exigem tempo para a preparação final ficar pronta, como o cozimento ou a refrigeração”, explica Sizele.

Receitas

Almôndegas de atum com aveia
Ingredientes
1 cebola pequena (100g)
2 dentes de alho pequenos (4g)
3 ramos de salsa (18g)
1 ramo de cebolinha (12g)
2 latas de atum ao natural (340g)
1 colher (sopa) de azeite (15ml)
4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos (40g)
1 ovo pequeno (55g)

Modo de preparo
Descasque, lave e pique a cebola e o alho e reserve. Lave e pique a salsa e a cebolinha e reserve. Escorra o atum e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho.

Em uma tigela, coloque todos os ingredientes e misture até formar uma massa homogênea. Modele em formato de bolinhas e coloque em uma fôrma forrada com papel manteiga e leve ao forno a 200ºC por, aproximadamente, 25 minutos ou até dourar.

Rendimento: 9 porções
Peso da porção: 40g (2 unidades)
Valor calórico da porção: 72 Kcal
Tempo de preparo: 1h54min

Batata sorriso
Ingredientes
2 ramos de salsinha (12g)
3 batatas médias (660g)
2 xícaras (chá) de água (480ml)
1 colher (sopa) de azeite (15ml)
1/2 colher (sopa) de sal (7g)
2 colheres (sopa) de leite (30ml)
Margarina para untar

Modo de preparo
Lave e pique a salsinha e reserve. Lave as batatas, corte-as ao meio, coloque em uma panela de pressão com a água e deixe cozinhar por 20 minutos, após pegar pressão. Escorra a água e deixe esfriar.

Descasque as batatas e amasse-as com um garfo. Em um refratário, coloque a batata, o azeite, o sal, a salsinha e o leite e misture. Em uma superfície lisa, estique o plástico filme, coloque a massa e cubra com o plástico . Abra a massa com um rolo, deixando uma espessura de 1cm.

Corte a massa em círculos médios com auxílio de um cortador. Com um cortador em formato de círculo pequeno, faça os olhos e com uma espátula de patê desenhe a boca em formato de sorriso. Em uma assadeira 20x30cm, coloque uma folha de papel manteiga, unte com margarina e coloque as batatas. Leve ao forno a 180°C por 15 minutos ou até dourar.

Rendimento: 15 porções
Peso da porção: 36g (3 unidades)
Valor calórico da porção: 25 Kcal
Tempo de preparo: 45 min