Qual o tempo máximo que a pizza que sobrou pode ficar na geladeira?
Figurate Italian Food freepik

Quando se trata de sobras de pizza, muitos podem concordar que, às vezes, ela fica até mais saborosa no dia seguinte. No entanto, quem nunca se deparou com o dilema de decidir se a pizza que sobrou da noite anterior ainda está segura para ser consumida?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o tempo máximo recomendado para armazenar pizza na geladeira é de 3 a 4 dias, sem colocar em risco nossa saúde.

Nesse sentido, o chef Henrique Campos, do Figurate Italian Food, de Curitiba (PR) alerta que “a pizza é um alimento que pode abrigar bactérias rapidamente se não for armazenada adequadamente. Assim, após três dias na geladeira, a chance de proliferação de micro-organismos patogênicos aumenta significativamente, o que pode levar a problemas de saúde, como intoxicação alimentar.”

Em outras palavras, Campos explica que a maneira como a pizza é armazenada desempenha um papel importante na sua durabilidade.

“Embalá-la hermeticamente em recipientes próprios para alimentos ou em sacos plásticos apropriados pode ajudar a prolongar sua vida útil”.

“Além disso, é importante garantir que a geladeira esteja ajustada para uma temperatura entre 0°C e 4°C, pois temperaturas mais altas podem acelerar a deterioração dos alimentos”, ressalta o chef do Figurate.

Então, para não correr esse risco, Campos ensina quatro formas de reaquecê-la no dia seguinte de maneira que mantenha a crocância da massa e o sabor dos ingredientes.

Forno

Pré-aqueça seu forno a 180°C e coloque a pizza diretamente na grade ou em uma assadeira. O aquecimento lento ajuda a manter a crocância da massa.

Deixe-a no forno por cerca de 10 minutos ou até que o queijo esteja derretido e as bordas estejam crocantes.

Frigideira antiaderente 

Coloque a fatia de pizza na frigideira, cubra-a, ajuste o fogo para médio-baixo e deixe por cerca de 2 minutos. Depois, abra a frigideira, adicione a pedra de gelo e tampe rapidamente.

Assim que o gelo derreter e a frigideira estiver sem água, desligue o fogo, abra e transfira para um prato..

Micro-ondas 

Se estiver com pressa, o micro-ondas pode ser uma opção rápida. Coloque a fatia de pizza em um prato e adicione um copo de água ao lado.

A umidade da água ajuda a manter a pizza macia enquanto é aquecida. Aqueça por cerca de 30 segundos a 1 minuto, dependendo da potência do seu micro-ondas.

Airfryer 

Se você possui uma airfryer, experimente usar este método. Pré-aqueça a airfryer a 180°C e coloque a pizza na cesta. Aqueça por cerca de 5 a 7 minutos.

As dicas do chef Henrique Campos destacam a importância de técnicas de reaquecimento apropriadas para preservar a qualidade e o sabor da pizza, proporcionando uma experiência gastronômica segura e deliciosa, mesmo quando se trata de sobras.

Figurate Italian Food,
R. Dep. Carneiro de Campos, 159 – Hugo Lange.

Fonte: assessoria de imprensa