Inserir folhas e vegetais na rotina alimentar é fundamental para equilibrar a dieta. Porém, é parte importante a higienização correta dos alimentos, principalmente aqueles que vêm da terra, evitando doenças como salmonelose, verminose e hepatite. Nesse sentido, a nutricionista do Divino Fogão, Jéssica Benazzi, ensina métodos para a limpeza eficaz para a salada do dia a dia.
Separe as folhas
Durante o processo de higienização das folhas, recomenda-se separá-las individualmente para facilitar a remoção de terra e de bichinhos que se alimentam das hortaliças. Assim, é nesse momento que também indicamos retirar as partes estragadas.
Lavagem em água corrente
Após a separação, as folhas devem ser lavadas em água corrente e esfregadas com as próprias mãos para retirar toda a sujeira do alimento. Chamado de arraste, a técnica permite a limpeza de impurezas que ficam entre uma ranhura e outra. Para além das hortaliças, frutas, legumes e vegetais também precisam passar pelo mesmo processo.
Imersão com água sanitária ou solução clorada
Para isso, basta utilizar uma colher de sopa do produto para um litro de água. Desse modo, os alimentos devem ficar submersos de 10 a 15 minutos e depois serem lavados em água corrente individualmente.
Conservação
Seque os alimentos com papel toalha ou em vasilhas adequadas para remoção de água. Para manter conservado em geladeira, utiliza potes de vidro ou plástico com tampa, forre com papel toalha para evitar a umidade e guarde na gaveta de legumes ou na parte menos fria do eletrodoméstico. Além disso, indica-se que faça porções das saladas, de acordo com sua rotina e refeições diárias. Isso promove mais praticidade para as refeições diárias.
Fonte: assessoria de imprensa