Quinoa no verão: conheça os benefícios, receitas e formas de incluir no cardápio
Quinoa

O clima quente do verão pede por refeições leves, nutritivas e refrescantes. De acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), a quinoa desempenha um papel importante para a alimentação mundial, devido ao seu alto valor nutritivo.

Leia também
Receita de mingau de quinoa

Receita saudável de Risoto de Quinoa

Salada de quinoa, figos e maçã com balsâmico

 

Benefícios para a saúde

Segundo a engenheira de alimentos Erika de Almeida, os nutrientes presentes na quinoa trazem benefícios para a saúde. Ou seja, muscular, fortalecimento dos ossos e o bom funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular. “A quinoa possui nutrientes como proteínas, ferro, fibras, vitaminas do complexo B e cálcio, além de quantidades significativas de ômega 3 e 6. Se formos comparar com outros alimentos, uma porção de quinoa possui mais proteínas do que a soja, trigo, arroz e aveia. Uma porção de quinoa também chega a ter aproximadamente três vezes mais ferro do que uma porção de feijão. Todos esses nutrientes contribuem no bom funcionamento do sistema nervoso; na prevenção de doenças cardiovasculares; redução do colesterol; fortalecimento da imunidade, dos músculos e dos ossos. As fibras presentes ainda dão a sensação de saciedade, que podem favorecer o emagrecimento”, explica a analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Jasmine Alimentos, empresa referência em alimentação saudável.

Como consumir

A quinoa não possui um sabor muito marcante e é um ingrediente versátil e sem glúten. Afinal, podemos usar em grãos, farinha ou flocos. Assim, apesar de não haver contraindicações, a engenheira de alimentos afirma que a quinoa deve ser consumida com moderação. “Assim como todos os outros alimentos, é importante não consumir a quinoa em excesso. Por conter muitas fibras, não devemos ultrapassar duas colheres de sopa por dia”, afirma Almeida.

Café da manhã e lanches

Seja na primeira refeição do dia ou em lanches entre as outras refeições, podemos inserir a quinoa como fonte de energia, consumida como cereal, com leite ou iogurte. Assim como, em sucos e vitaminas, onde as frutas acabam perdendo muito das suas fibras, a quinoa ajuda a repor os nutrientes. Em formato de farinha, a quinoa pode compor receitas de pães, bolos, tortas e biscoitos, substituindo a farinha de trigo, por exemplo. Antes das atividades físicas, podemos consumir a semente em uma salada de frutas. Nesse sentido, reunimos carboidratos e proteínas, que são indispensáveis para quem for fazer exercícios.

Almoço e jantar

Podemos incluir a quinoa nas saladas, tanto para temperar, quanto como ingrediente junto de vegetais e legumes. Outro uso comum da quinoa é em grão, cozido, como substituto ou acompanhante do arroz comum, para deixar a refeição mais nutritiva. Além de usar a farinha em pães, bolos e tortas, também podemos substituir a tradicional farinha de trigo para empanar carnes. Por ser um alimento versátil, a quinoa faz sucesso também entre os veganos e vegetarianos, que criam adaptações como hambúrguer de quinoa, por exemplo.

 

Fonte: assessoria de imprensa