À medida que as festividades se aproximam e as mesas são preparadas para receber os mais deliciosos pratos, surge a oportunidade de encantar os convidados com refeições saudáveis. Uma receita que promete iluminar as ceias nestes momentos especiais é a combinação da versátil acelga chinesa, conhecida como bok choy, com cogumelos e tempeh – proteína vegana.
Esta hortaliça da família das crucíferas oferece não apenas uma crocância leve e um sabor distinto, mas também uma riqueza nutricional com antioxidantes e vitamina A, que beneficia não só o paladar, como a saúde. A sugestão da receita abaixo, assinada pela professora de culinária e autora do livro Ayurveda, Susan Weis-Bohlen, adapta-se facilmente a diversas preparações e surge como opção para nutrir corpo e alma neste fim de ano.
Acelga chinesa (Bok Choy), Tempeh e Cogumelos salteados
Rendimento: 4 porções
Preparo: 10 minutos
Cozimento: 20 minutos
Ingredientes
1 colher (de sopa) de óleo de gergelim
3 colheres (de sopa) de óleo de gergelim torrado, separadas
½ cebola picada
2 talos de aipo picados
2 cenouras picadas
1 pedaço (2,5 centímetros) de gengibre fresco, cortado em palitos
1 jalapeño pequena com veias, sem sementes e picada (menos para pitta)
½ xícara de cogumelo shitake orgânico seco, já hidratado por 30 minutos
½ xícara de cogumelo portobello orgânico picado, ou um cogumelo de sua preferência
1 colher (de sopa) de sementes de gergelim
3 colheres (de sopa) de molho de soja tamari, separadas
2 cabeças pequenas de bok choy (acelga chinesa) baby
1 pacote (1 xícara de chá) de tempeh, em cubos
Modo de preparo
Primeiramente, em uma frigideira grande, em fogo médio, aqueça o óleo de gergelim e 1 colher (de sopa) do óleo de gergelim torrado.
Em seguida, adicione a cebola e refogue até que fique transparente, por cerca de 2 a 3 minutos.
Logo após, acrescente o aipo, a cenoura, o gengibre, a jalapeño, os cogumelos shitake e portobello ou o cogumelo de sua preferência. Cozinhe por 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
Então, polvilhe as sementes de gergelim e adicione 1 colher (de sopa) do molho tamari. Coloque a acelga chinesa sobre a mistura e deixe-a descansar por 1 minuto antes de mexer.
Em seguida, cubra a panela e deixe descansar por mais 5 minutos, ou até que a acelga chinesa esteja macia.
Assim, em uma panela separada, salteie o tempeh com o restante do óleo de gergelim torrado e do molho de soja tamari. Cozinhe por 5 minutos, ou até que o tempeh esteja levemente dourado.
Por fim, misture os legumes e o tempeh e divida em quatro porções.
Dica para Kapha
Tempeh é considerado um alimento pesado, mas também tem efeito secante e é adstringente, por isso pode ter benefícios para vāta, pitta e kapha (tipos de organismo definidos pelo ayurveda; saiba mais na obra Ayurveda). No entanto, kapha deve usá-lo com moderação. Em vez das quantidades listadas, kapha deve usar ½ colher (de sopa) de óleo de gergelim, 1 ½ colher (de sopa) de óleo de gergelim torrado e metade de um pacote de tempeh.
Dica de ingrediente
Os cogumelos devem sempre ser cozidos. Cogumelos crus são indigestos e podem criar toxinas no corpo. Da mesma forma como os cogumelos absorvem os minerais e nutrientes do solo, eles também podem absorver toxinas. Sempre compre produtos orgânicos.
Ficha técnica
Título: Ayurveda
Subtítulo: Guia prático para o equilíbrio e a cura natural
Selo: Mantra
Editora: Edipro
Autora: Susan Weis-Bohlen
Tradução: Daniel Moreira Miranda
Prefaciador: Ricardo Balsimelli
ISBN: 9786587173238
Formato: 17 x 24 cm
Páginas: 224
Preço: R$ 79.90
Onde encontrar: Amazon
Sobre a autora: Susan Weis-Bohlen é consultora ayurvédica e professora de culinária e meditação. Teve uma experiência de quase-morte (EQM) aos 13 anos, após um acidente grave, que a fez perceber a importância da mente na criação da realidade. Durante a EQM, teve que escolher entre retornar ao mundo conhecido ou permanecer onde estava; optou por retornar. Desde então, vive uma vida repleta de aventuras, grata pela oportunidade, por vezes pensando se essa existência não é, na verdade, sua experiência após a morte.