Receita da Bala Baiana que apesar do nome, tem origem em Portugal
Bala baiana ou Bala de vidro foto: divulgação

Dependendo da região do Brasil você pode conhecê-la como Bala Baiana, Bala de Vidro ou Bala de Ovo, mas o fato é que as tradicionais balas caramelizadas de coco são mais um delicioso doce que herdamos da rica culinária portuguesa.

O preparo do confeito fazia parte do cotidiano dos conventos religiosos em Portugal. Ou seja, antigamente, as freiras utilizavam muitas claras de ovo para engomar suas roupas, e consequentemente sobravam muitas gemas, ingrediente esse que acabava fazendo parte de muitas receitas.

“Afinal, apesar da influência portuguesa, as balas de ovo feitas aqui são um pouco diferentes das originais. Assim, a principal diferença é o uso do leite condensado no lugar das gemas”, explica a confeiteira Raianna Amaral, do atelier de confeitaria Rai Gourmet – Brownies & Doces, parceira da Marajoara Laticínios, numa série de vídeos de receitas práticas produzidos para as redes sociais da empresa.

Apesar das variações do recheio, uma característica que se mantém em relação a receita original é a finalização do doce com o caramelo duro. Aliás, é justamente essa parte que dá à iguaria o belo aspecto de uma bala que parece um cristal. Confira a receita.

Bala Baiana

Ingredientes

(Para o recheio de Beijinho)

20 g de coco ralado (de preferência fresco ou úmido) – 1 colher de sopa de manteiga – 1 caixa de leite condensado Marajoara

(Para a calda dura)

200 g (ou uma xícara de chá) de açúcar cristal – 120 ml de água
3 colheres de sopa de vinagre brando (ou vinagre de álcool)

Preparo

(Do Beijinho)
Primeiramente, misture todos os ingredientes numa panela, em fogo médio, e mexa até a massa desgrudar do fundo. Logo após esfriar, enrole as balas no tamanho que achar melhor.

(A calda)
Em seguida, junte os ingredientes da calda numa panela e deixe ferver até ficar numa consistência de caramelo líquido com uma cor amarelada. Ainda com a calda fervendo, use um garfo ou palito, e mergulhe os beijinhos enrolados. Deixe esfriar para formar a casquinha cristalizada.

Fonte: assessoria de imprensa