Receita de Bolo de Brigadeiro Zero Açúcar é ideal para qualquer ocasião
Bolo de Brigadeiro Zero Açúcar
Durante o período de quarentena, grande parte dos brasileiros decidiu se aventurar na cozinha. Um levantamento realizado pelo Google Trends revelou que, em 2020, ‘como fazer pães e bolos?’, foi uma pergunta frequente na plataforma. Então, para ajudar a diversificar o cardápio de doces, a Harald, marca de chocolates e coberturas, ensina o passo a passo de um delicioso Bolo de Brigadeiro Zero Açúcar.

Assim, feito com cacau em pó 100% da linha Melken, o bolo contém o sabor chocolate, uma massa fofinha e um recheio cremoso. Em menos de 1 hora é possível fazer uma receita saborosa e ideal para qualquer ocasião!


Ingredientes

Massa

½ tablete de manteiga (100 g) + 1 colher (sopa) para untar
1¼ xícara (chá) de adoçante culinário (40 g)
2 ovos inteiros (claras e gemas separadas)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (130 g)
¼ xícara (chá) de Cacau em Pó 100% Melken (25 g)
½ colher (sopa) de fermento químico (8 g)
½ colher (chá) bicarbonato de sódio (3 g)
¾ de xícara (chá) de leite integral (185 ml)

Recheio
3 xícaras (chá) de água (750 ml)
3 xícaras (chá) de leite em pó (300 g)
½ xícara (chá) de adoçante culinário (15 g)
¾ xícara de Cacau em Pó 100% Melken (70 g)
3 colheres (sopa) de manteiga (45 g)

Decoração
1/3 de xícara de nibs de cacau (40 g)

Material
3 formas de aro 15 cm
Papel-manteiga
Folhas de acetato

Modo de preparo
Massa

Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 180 °C. Unte 3 formas de aro 15 cm e forre o fundo de cada uma com um disco de papel-manteiga.

Em batedeira, use a raquete para misturar a manteiga em temperatura ambiente com o adoçante culinário até obter uma massa homogênea. Separe os ovos e reserve as claras.

Em seguida, adicione as gemas uma de cada vez, esperando a primeira ser completamente incorporada antes de adicionar a segunda. Bata até obter um creme fofo.

Em uma tigela separada, peneire a farinha, o cacau, o fermento e o bicarbonato de sódio. Então, coloque os secos e o leite na batedeira em partes intercaladas até incorporar. Reserve em outro recipiente.

Limpe a batedeira e use o globo para bater as claras em neve até ter picos firmes. Adicione à massa em três partes para não perder aeração. Distribua tudo nas três formas – 200 g em cada – e leve para assar.


Recheio
No liquidificador, bata todos os ingredientes em temperatura ambiente até ter uma mistura homogênea. Passe para uma panela em fogo baixo e cozinhe até ficar com textura cremosa, como a de um brigadeiro.

Transfira para um refratário e cubra com filme-plástico em contato para não formar película.

Montagem

Separe ¾ de xícara do recheio (150 g) para enrolar. Bata o restante com um mixer até obter um creme liso e cremoso e divida-o em quatro partes iguais.

Forre o interior da forma com o acetato e posicione o primeiro disco de massa. Cubra com a primeira parte do recheio. Coloque o segundo disco e uma segunda parte de recheio. Finalize com o terceiro disco e refrigere por 2 horas.


Enrole 8 bolas de brigadeiro e passe no nibs de cacau.
Retire o acetato do bolo gelado e cubra a lateral com a terceira parte do recheio. Use os nibs de cacau para decorar o contorno, pressionando com as mãos. Com a quarta e última parte do recheio, despeje sobre o bolo e finalize com os brigadeiros.

Variação
Decore com coco ralado, oleaginosas trituradas ou cacau em pó.

Dica
De o creme do recheio empelotar, homogeneizar com um mixer ou batedor de arame (fouet).