Retrospectiva 2023: Leia o que foi destaque no setor de alimentação durante este ano

Muitas foram as notícias sobre alimentação destacadas durante 2023. Relembre aqui algumas notícias publicadas no Comida na Mesa neste ano.

Em janeiro, a  pesquisa na revista científica Nature Food revelou que o padrão alimentar dos brasileiros foi um dos piores do mundo. De acordo com o estudo, o aumento no consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados e a alta nos preços dos alimentos contribuiram para a má alimentação.

Café

Beber duas a três xícaras de café por dia está associado a uma vida útil mais longa e menor risco de doenças cardiovasculares em comparação com evitar o café, de acordo com pesquisa publicada no European Journal of Preventive Cardiology, um jornal da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Nesse sentido, o  estudo de coorte publicado na revista médica Kidney International Reports, descobriu que o consumo regular de café pode também reduzir o risco de LRA (Lesão Renal Aguda)

Potássio

Assim, além de diminuir o sal e utilizar a medicação prescrita pelo médico, um estudo recente publicado no European Heart Journal confirmou mais uma forma dietética eficaz de controlar a hipertensão: a inclusão de alimentos ricos em potássio.

Peixes de água fria

Comer peixes de água fria e outras fontes de ácidos graxos ômega-3 pode preservar a saúde do cérebro e melhorar a cognição na meia-idade, de acordo com o periódico científico Neurology.

Gravidez

Uma revisão apontou que uma dieta pré-concepcional e no início da gravidez contendo muitas frutas, vegetais, frutos do mar, laticínios, ovos e grãos pode estar associada à redução do risco de aborto espontâneo. A pesquisa foi publicada no começo de abril na revista Fertility and Sterility

Alimentos ultraprocessados

O estudo publicado no Journal of Affective Disorders , apontou que os alimentos ultraprocessados estão associados à depressão e sofrimento psicológico.

Desperdício de alimentos

O estudo “O alimento que jogamos fora – causas, consequências e soluções para uma prática insustentável’, realizado pela MindMiners e pela Nestlé, ressaltou que os solteiros despontam como aqueles que mais jogam comida fora.

Dieta Mediterrânea

Pesquisa publicada em agosto no periódico Mayo Clinic Proceedings confirmou os benefícios da dieta mediterrãnea e mostrou sua aplicabilidade em locais fora do mediterrâneo.  Além disso, reforçou a importância de um cuidado integral com a saúde.

Agrotóxicos

Um estudo publicado em novembro apontou que duas classes de pesticidas, que são inclusive utilizados no Brasil, têm ligação com a infertilidade masculina.