O Rio de Janeiro está bem representado no “Oscar da Gastronomia”. Uma lista recente divulgada pela plataforma 50 Best Discovery inclui nada menos do que 16 restaurantes cariocas entre os melhores do mundo.
Assim, a escolha dos melhores é feita a partir de votos espontâneos na lista de melhores restaurantes. Os estabelecimentos não podem se inscrever ao prêmio ou fazer campanhas de divulgação para angariar votos, o que torna os resultados ainda mais relevantes.
Restaurantes cariocas entre os melhores
A lista de restaurantes cariocas escolhidos pela plataforma inclui nada menos do que 16 nomes. Além deles, há locais sediados em outras cidades brasileiras. Confira quais são os restaurantes do Rio de Janeiro mais bem avaliados pela publicação:
Alloro Al Miramar
Aprazível
Chez Claude
Grado
Lasai
Liz Cocktail & Co
Mee Restaurant
Naga Rio
Nosso
Ocyá
Oro
Oteque
Ristorante Hotel Cipriani
Sud, O Passáro Verde
Sult
Vizinho Gastrobar
O que todos esses estabelecimentos têm em comum, além do fato de servirem pratos deliciosos e oferecerem experiências únicas para seus clientes? Todos buscam inovação em alguma medida.
Seja na escolha dos pratos do cardápio, na metodologia de entrega e funcionamento, na forma de se relacionar com o público ou nas tecnologias utilizadas no preparo de alimentos, esses restaurantes buscam se diferenciar dos demais.
Por exemplo, Marcel Nagayama, do clã do japonês Naga, abriu o Mono, um espaço no Leblon voltado exclusivamente para o delivery. “É uma loja mas só para entrega. Será a melhor da cidade”, conclui Marcel.
Inovação e experiência inesquecível: o segredo para o sucesso
A maneira como o público se relaciona com estabelecimentos de alimentação mudou muito na última década. O modelo de negócios de cozinhas para delivery, por exemplo, cresceu a ponto de hoje representar mais de 18% do faturamento do setor.
Nesse cenário, para se destacar dos demais é preciso se diferenciar. Aqueles que conseguem proporcionar experiências inesquecíveis tendem a se destacar mais e se manterem fidelizados na lembrança dos consumidores.
Com isso, amplia-se o espaço para que novos empreendedores possam conquistar uma parcela do público que está disposta a pagar mais por comodidade, mas sem renunciar à qualidade. Restaurantes “pequenos”, que antes se perdiam em meio a concorrentes fortes na hora de atrair visitas, podem disputar de igual para igual com os mais renomados no mercado online.
Dark kitchens: na vanguarda da inovação
O conceito de dark kitchen está em ascensão globalmente, transformando a dinâmica tradicional de restaurantes. Desse modo, nesse modelo, o foco principal está na operação da cozinha, eliminando a necessidade de atendimento presencial, como recepção, mesas e garçons.
Nesse sentido, a lista de vantagens desse modelo de negócios cresce a cada dia e vão muito além de uma redução substancial nos custos de produção. É possível elencar como diferenciais ainda a possibilidade de ampliar o cardápio, compartilhar o espaço e expandir a marca para outras localidades.
- Foco na produção: com mais tempo para focar naquilo que realmente importa – a produção de pratos de alta qualidade – os chefs tendem a ter mais tempo para se dedicar na elaboração de novas receitas.
- Adaptabilidade ao perfil do consumidor: uma dark kitchen se adapta com mais facilidade às sazonalidades e às mudanças de comportamento dos consumidores. Em um restaurante convencional, pode ser preciso reformar o ambiente para mudar a proposta.
- Compartilhamento de espaço: em uma única cozinha é possível produzir os mais variados tipos de pratos de forma simultânea. Uma casa de massas e uma casa de carnes, por exemplo, podem coexistir com tranquilidade em um ambiente que não recebe diretamente o público.
O mundo de olho na gastronomia carioca
A atenção dispensada no Oscar da Gastronomia para os restaurantes cariocas é motivo de orgulho para nós brasileiros. Em uma das cidades que mais recebem turistas no país, saber que a alimentação de qualidade aliada a experiências únicas está em nível tão alto contribui muito para o desenvolvimento do turismo.
Afinal, grande parte desse sucesso se deve à capacidade de inovação – e o modelo de dark kitchens, que modificou parâmetros no mercado. Assim, para quem deseja empreender no segmento, o momento não poderia ser mais oportuno.
Entretanto, é preciso ficar atento às particularidades que o setor exige e a melhor forma de fazer isso é recorrendo a empresas com expertise nesse tipo de negócio para auxiliar na montagem.
Fonte: assessoria de imprensa