Rodízio de pizza sem a clássica calabresa? No restaurante Trilhas do Araçari, localizado em Mury, Nova Friburgo, você descobre sabores incríveis como gorgonzola com cebola caramelizada, marguerita, cenoura caramelizada, shitake, couve e outros, destacando a versatilidade da culinária sem carne.
O vegetarianismo tem conquistado cada vez mais adeptos ao redor do mundo, impulsionado por uma variedade de fatores, desde preocupações com a saúde e bem-estar até questões ambientais e éticas. Fato é que até o número de crianças que, desde tenra idade, demonstram uma aversão natural à carne, reflete uma mudança nos hábitos alimentares que está moldando o futuro da alimentação.
Nos últimos anos, o número de vegetarianos e veganos tem crescido exponencialmente em todo o mundo. Segundo dados da GlobalData, nos Estados Unidos, esse crescimento foi de 600% nos últimos três anos, refletindo uma tendência global de mudança nos hábitos alimentares.
Um estudo realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Ipsos em 2019 apontou que cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana. Além disso, o estudo indicou que cerca de 30% da população está reduzindo o consumo de carne. Nesse sentido, adotando uma alimentação mais flexível ou incluindo mais opções vegetarianas em suas dietas.
Festival de pizzas vegetarianas
O Trilhas do Araçari foi fundado em 2009 e uma das preocupações do proprietário e chef do estabelecimento, Flavio Stern, é oferecer novidades em seu cardápio. Exemplo disto, além do festival de pizzas vegetarianas, que acontece uma vez ao mês, é a criação do prato, em comemoração aos 200 anos da Imigração Alemã em Nova Friburgo. Dessa forma, um mix de cogumelos grelhados com tofu defumado, repolho roxo ou verde ao vinho do porto e batata cozida com crispe de alho-poró. Além da entrada desenvolvida para o Festival Comida de Boteco, um tempurá de Shitake com redução de shoyu e gengibre.
Com essa iniciativa, o Trilhas do Araçari não apenas oferece uma experiência gastronômica para seus clientes, mas também destaca o potencial e a versatilidade da culinária vegetariana. Assim, provando que é possível unir informação, sabor e sustentabilidade em uma única refeição.
História e Evolução
As origens da culinária vegetariana remontam a milhares de anos, com evidências de práticas vegetarianas encontradas em várias culturas antigas. Além disso, incluindo o hinduísmo na Índia, o budismo na Ásia e o pitagorismo na Grécia antiga. No entanto, foi apenas no século XIX que o vegetarianismo começou a ganhar popularidade como um movimento social e filosófico. Nesse sentido, impulsionado por figuras proeminentes como John Harvey Kellogg e Mahatma Gandhi.
Ao longo dos anos, a culinária vegetariana passou por uma evolução significativa. Assim, com chefs inovadores e entusiastas culinários explorando novos ingredientes, técnicas de preparo e combinações de sabores. O surgimento de restaurantes especializados em vegetarianismo e veganismo em todo o mundo é um reflexo dessa crescente diversidade e sofisticação na culinária vegetariana.
Fonte: assessoria de imprensa