Nas próximas quarta-feira (10) e quinta-feira (11 de outubro), o Senac RJ vai apresentar o melhor da gastronomia fluminense na Semana de Gastronomia Regional, realizada no restaurante-escola Senac Downtown, no Centro do Rio de Janeiro. O cardápio foi desenvolvido em parceria com a chef embaixadora de Cozinha Brasileira do Senac RJ, Teresa Corção, renomada pesquisadora das tradições da culinária nacional.
No primeiro dia, o cardápio contemplará pratos típicos do Estado como sopa Leão Veloso, peixe Azul Marinho com pirão, o tradicional Picadinho Carioca, Frango na Cerveja, farofa de ovo, camarão ensopado com chuchu e o tradicional Arroz Maluco e, de sobremesa, chuvisco, pudim de claras com baba de moça e doces em compota. No segundo dia, as opções são sopa de cantão, peixe Terra Brasilis, Filé Oswaldo Aranha e Pernil Assado com Abacaxi, acompanhados por farofa com banana. Na sobremesa, cuscus de tabuleiro, manjar branco com ameixa e doces em calda. De aperitivo, há opções de batidas com cachaça. A maior parte dos produtos, como cachaças, queijos, embutidos, brotos, flores comestíveis e conservas, são provenientes de produtores artesanais locais.
“Pensamos o cardápio com o objetivo de apresentar uma visão da gastronomia não apenas carioca, mas de todo o estado do Rio de Janeiro. Realizamos uma pesquisa com os produtores fluminenses e utilizamos diversos produtos originários das diferentes agroindústrias familiares do estado”, afirma a chef Teresa Corção.
Segundo ela, cada região do Rio tem características únicas que o cardápio buscou evidenciar. “Recuperamos a influência portuguesa na culinária fluminense com o pernil assado, o pudim de claras e as compotas de frutas, e nossa herança indígena também aparece com o uso da mandioca. Além disso, buscamos os pratos de família, como o camarão com chuchu, e referências regionais, como peixe Azul Marinho, típico de Parati, o Chuvisco da região norte do estado, além dos frutos do mar da costa. Além disso, pouca gente sabe, mas o Rio de Janeiro foi o primeiro produtor de cachaça do país”, diz. Na cozinha, a chef Teresa Corção será auxiliada pelos instrutores do Senac RJ André Montani, Fábio Lafayette e Marcele Senna e por alunos de Gastronomia.
O restaurante-escola Senac Downtown, que fica no térreo do Edifício da CNC (Av. General Justo, 307 – Centro), serve cerca de 200 pessoas por dia, em sistema de buffet, das 12h às 15h30.
Fonte: assessoria de imprensa