Setor em Alta: 92% das Pizzarias registraram ganhos em 2024, aponta pesquisa inédita
O mercado de pizzarias brasileiro é expressivo e dinâmico, sendo marcado por uma diversidade de ofertas, forte concorrência e inovação constante. Afinal, no Brasil, as pizzas são consideradas uma paixão nacional. Assim, prova disso é que o país é o segundo maior consumidor deste tipo de alimento no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Então, a GALUNION, em parceria com a APUBRA (Associação Pizzarias Unidas do Brasil), realizou a “Pesquisa Setorial Pizzarias 2024” para analisar o mercado.
A pesquisa traça o panorama do setor, com dados sobre empresários, negócios, marketing e desafios. Realizada entre 25/10 e 21/11/2024, contou com gestores de pizzarias de todo o Brasil.
O estudo analisou 209 marcas e 1.552 lojas, 80% independentes e 20% redes, com 54% dos negócios ativos há mais de 10 anos. Quanto ao serviço, 54% têm restaurante completo, 28% focados em delivery ou retirada, 17% em fast food/fast casual e 1% em eventos domiciliares.
O estudo mostra que as pizzarias atuam principalmente à noite, com menor movimento às segundas e picos de quarta a sábado. Além disso, 41% oferecem outros produtos e 44% planejam expandir.
Diagrama  Descrição gerada automaticamente

A pesquisa revela que 62% das pizzarias faturaram mais de janeiro a setembro de 2024 em comparação a 2023. Além de terem 92% terem lucro no ano passado. Sobre o faturamento mensal, 46% ganham entre R$ 30 mil e R$ 100 mil. Assim como 35% de R$ 100 mil a R$ 250 mil, e 15% têm lucro superior a 15%.
Simone Galante – fundadora e CEO da GALUNION

De acordo com Leandro Goulart, presidente da APUBRA, a longevidade do setor se destaca. Nesse sentido, 54% das pizzarias têm mais de 10 anos e 25% operam há mais de cinco. Isso reflete a relevância do segmento no food service e seu potencial de expansão, com negócios sólidos em todo o país.
Delivery
O serviço de delivery para este tipo de operação torna-se um fator preponderante para o aumento das vendas. O canal é crucial para o setor, representando 26% a 50% do faturamento de metade das pizzarias e mais de 75% para 28,9% delas. Quanto à operação, 67% usam plataformas, 35% têm equipe própria e 14% contratam terceirizados, com alguns negócios adotando mais de um modelo.
Gráfico  Descrição gerada automaticamente

Cardápio e Produção

Sabores clássicos, como calabresa, muçarela e portuguesa, lideram os pedidos, seguidos por marguerita, frango com catupiry e pepperoni. Para atrair diversos públicos, 43% das pizzarias oferecem de 21 a 50 sabores salgados e 10% têm entre 51 e 100 opções no cardápio.
A pizza grande (8 a 10 fatias) é a mais popular, presente em 98% das pizzarias, seguida da individual (75%), média (65%), gigante (44%) e apenas a fatia (2%). Quanto aos tipos, 94% vendem a tradicional, 50% napolitana, 24% calzones, 11% tipo PAN e 10% em formatos não redondos.
O diferencial de muitas pizzarias está na massa: 69% fazem a massa 100% na loja, 31% compram a pré-mistura e batem a massa, 30% compram a massa congelada, 22% optam pelos discos prontos e 10% recebem massas produzidas em central própria.
O presidente da APUBRA destaca que as pizzarias brasileiras adotaram o delivery e se reinventam com novas ofertas e experiências. “A tradição ainda é forte, mas há espaço para a inovação. A pizza é democrática, agrada a todos os paladares e combina com qualquer ocasião, seja em família ou com amigos”, afirma Goulart.

Desafios do Setor

Apesar do crescimento, o setor enfrenta desafios como a limitação financeira, citada por 54% dos entrevistados, a falta de mão de obra qualificada, que afeta 78% das pizzarias, e a escolha do local de operação, uma dificuldade para 43%.
Para lidar com a escassez de mão de obra, 22% das pizzarias automatizam a produção e 18% utilizam totens e aplicativos no atendimento. Para atrair e reter talentos, as empresas investem em gestão de pessoas, com premiações, ajustes na remuneração e aumentos salariais.
Com foco na necessidade de atender essa demanda, a APUBRA trabalha constantemente para fornecer a capacitação necessária para os empreendedores e futuros investidores do setor, principalmente para auxiliar nesta busca por novos profissionais para integrar as pizzarias.
Leandro Goulart destaca que a APUBRA promove ações para apoiar os empresários do setor, criando uma rede de conhecimento e networking. “A jornada empreendedora pode parecer solitária, por isso buscamos facilitar a troca de experiências e reduzir riscos, permitindo um alto desempenho mais rápido”, afirma.
“Esta pesquisa inédita confirmou traços importantes do segmento de pizzarias, mas trouxe também alguns pontos novos. O delivery, de fato, desempenha um papel essencial, representando grande parte do faturamento. Dada a importância dos marketplaces apontada neste estudo, é vital para o setor ter uma estratégia de como alavancar o relacionamento com os consumidores, seja diretamente ou por meio dos marketplaces.
Outro dado relevante é que as redes de pizzarias mostram desempenho superior em vendas e lucratividade em comparação a negócios independentes, reforçando a importância de escala e eficiência operacional. Enquanto isso, os custos de alimentos variam amplamente, e a diversificação do menu surge como uma oportunidade para diferenciação, especialmente para formatos de serviço completo”, finaliza Simone Galante.

Fonte: assessoria de imprensa