Tempero não serve apenas receitas salgadas. Além de saborosas e marcantes, especiarias que caem bem em pratos doces têm propriedades terapêuticas, e que acentuam o prazer e bem-estar, diz chef
É mais comum apreciar temperos, ervas e especiarias apenas em preparações salgadas. No entanto, esses ingredientes casam bem com inúmeras combinações de sabores, e podem ser aliados também no preparo de receitas doces, como sobremesas. “Temperos podem fazer parte da receita em si, sendo acrescidos em seu preparo ou podem aparecer apenas na finalização do prato dando um toque especial”, conta Luana Hernandez, chef parceira da Smart.
Os mais comuns são especiarias como canela e cravo, mas também, há espaço para alecrim, tomilho, sálvia, manjericão, pimentas e noz-moscada. “Esses ingredientes, geralmente, possuem sabores fortes, marcantes e característicos. Devem ser usados com bastante parcimônia para que o resultado seja uma sobremesa saborosa e complexa, mas não forte demais”, alerta a chef.
Segundo Luana, muitos desses ingredientes possuem propriedades terapêuticas. “Auxiliam na digestão, na saúde, no bem-estar, contribuindo para que as sobremesas se tornem mais leves, saborosas e saudáveis”.
A chef preparou três sugestões de sobremesas temperadas para experimentar:
Torta de abóbora com especiarias
Ingredientes da massa
250 g trigo
50 g açúcar
1 pitada de sal
125 g manteiga, gelada em cubos
1 ovo
Ingredientes do recheio
500 g de abóbora de preferência em cubos
500 ml de leite
200 g açúcar mascavo
Gengibre em pó a gosto
1 pedaço de canela em pau
3 cravos-da-índia
2 sementes de cardamomo
½ noz-moscada ralada
2 ovos
¼ de fava de baunilha
Prepare a massa fazendo uma farofa com a farinha, açúcar, sal e manteiga.
Acrescente os ovos e misture pouco, sem trabalhar a massa. Amasse até apenas formar uma bola. Embrulhe a massa com filme plástico e deixe na geladeira por cerca de 30 minutos.
Após esse período, abra a massa em uma superfície enfarinhada e cubra uma forma redonda de fundo removível com ela, inclusive os lados. Fure-a com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Retire e deixe esfriar completamente.
Abaixe o forno para 160 graus.
Sirva com uma colher de nata batida por cima.
Chocolate quente
Ingredientes
200 ml de leite de pistache
150 g de chocolate 60%
Pimenta caiena a gosto
½ semente de cumaru
50 ml de conhaque
Ingredientes cobertura
250 ml de creme de leite fresco
1 colheres (sopa) de açúcar
Raspas de laranja
Modo de preparo
Para o leite de pistache
Deixe 140 g de pistache (cru e sem sal) de molho em água quente por 12 horas fora da geladeira. Escorra a água e bata no liquidificador com 500 ml de uma nova água quente por cerca de 3 minutos. Coe com um voal.
Derreta o chocolate em banho-maria. Ferva o leite de pistache com as especiarias, acrescente o chocolate e mexa até o creme ficar homogêneo. Finalize com o conhaque, e deixe ferver por mais 2 minutos. Desligue.
Bata o chantili com o creme de leite fresco gelado com açúcar, e finalize com as raspas de laranja. Sirva o chocolate com o chantili por cima, com raspas de cumaru e de laranja decorando.
Arroz doce com leite de coco
Ingredientes
½ xícara de arroz basmati cru
500 ml de leite de coco
¼ xícara de açúcar demerara
Canela em pau
3 cravos-da-índia
3 sementes de cardamomo
2 folhas de lima kaffir
Para decorar
Coco seco em fita
Paçoca
Raspas de limão siciliano
Canela em pó
Modo de preparo
Em uma panela, cozinhe o arroz com a água, leite de coco, canela, cravo e cardamomo.
Após 10 minutos, acrescente o açúcar, e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo para não grudar, até que o arroz fique cozido e o líquido bem espesso.