O Dia das Mães está se aproximando, mas, ainda não sabe como homenagear e agradá-la nesta data? No domingo dedicado às mães, talvez seja uma boa ideia preparar em casa um bom e delicioso almoço que vai conquistar o paladar da mamãe.
Para surpreender e conquistar o paladar da mulher da sua vida, a chef Janaina Rickmann, da Enoteca Decanter Blumenau, separou a receita de Camarões a King George. A receita é composta por camarões grelhados ao molho bechamel, arroz com amêndoas, damasco, alho-poró e cogumelos salteados na manteiga. Para acompanhar o prato, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, sugere bom vinho para harmonizar com o prato.
Ingredientes
1 kg de camarão médio
2 colheres de manteiga
1 cebola picada
1 bandeja de cogumelo Paris fresco
300ml de nata
500ml de leite integral
100g de farinha de trigo
½ xicara de Salsinha
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 dose de conhaque para flambar
2 xicaras de arroz branco
150g de parmesão ou grana padano ralado
150g de damasco picado
150g de amêndoas laminadas
100g de batata palha
Modo de preparo
Tempere os camarões com sal e pimenta. Em uma frigideira coloque uma colher de manteiga, salteie os camarões e depois flambe com o conhaque. Reserve. Na mesma frigideira doure as amêndoas e reserve. Salteie o cogumelo Paris, acrescente a cebola picada, doure e acrescente os camarões flambados novamente.
Aqueça uma panela e derreta manteiga, acrescente o trigo e faça um roux, acrescente o leite aos poucos, depois que ferver acrescente a nata, tempere com pouco de sal e pimenta e agregue aos camarões. Por último, acrescente a salsinha picada.
Cozinhe o arroz normalmente, depois de pronto acrescente o parmesão, damasco e as amêndoas. Sirva com os camarões e finalize com batata palha.
Harmonização
Para pratos em que o camarão é o ingrediente principal, a dica é harmonizar com um vinho branco com muita acidez. “Com toques de frutas cítricas como o maracujá, pera, pêssego e damascos frescos, o vinho Domaine des Crès Ricards Marsanne-Roussanne 2016 possui aroma floral e sutis notas do carvalho lembrando a baunilha”, aponta Lucas.