Seja para coberturas, recheios e até mesmo confeitar, a ganache de chocolate nunca sai de moda. Para obter o creme, é só misturar o creme de leite e o chocolate. Simples, né? Mas algumas técnicas fazem toda a diferença durante o seu preparo.
Mesmo sendo clássica, existem alguns segredos que facilitam o ponto perfeito de uma ganache lisa e brilhante, resultado que enche os olhos dos amantes de chocolate. Por isso, Finna, marca de farinhas e misturas para bolos da M. Dias Branco, separou cinco dicas do livro Dicas para Cozinhar Bem. Confira:
- Corte o chocolate em lascas grossas antes de derreter, assim você tem mais controle do ingrediente e as chances de queimar diminuem;
- Opte pela técnica de banho-maria, utilizando o calor indireto da água quente. Cuidado com a umidade, para não prejudicar a consistência da ganache. Caso esteja sem tempo, coloque as lascas em um bowl de vidro e leve 30 segundos ao micro-ondas, mexendo bem até derreter.
- Aqueça o creme de leite antes de misturá-lo com o chocolate para que a mistura seja mais fácil. Essa dica ajuda também a deixar a ganache mais lisa e brilhante.
- Independente da técnica utilizada, sempre mexa delicadamente a mistura com uma colher até obter um creme homogêneo. Se bater rigorosamente ou mais que o necessário, o ganache tende a ficar aerado.
- Ainda morno, a ganache é uma ótima opção para cobertura, pois se espalha com mais facilidade. Se esfriar, pode ser empregada no recheio de bolos, trufas e macarrons, já que está mais espesso e consistente.