Considerada o “salmão” das montanhas, por pertencer à mesma família desta iguaria do mar, a truta é o grande atrativo de um dos festivais gastronômicos mais tradicionais do país. O festival acontece na Região de Visconde de Mauá, destino turístico que também abrange Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG), no Sul Fluminense.
Depois de três anos de ausência, devido à pandemia, a 21ª Temporada da Truta será aberta ao público a partir do próximo dia 26 de outubro. Assim, com diversos atrativos,o evento encerra em 25 de novembro. A programação técnica, no entanto, terá início a partir do dia 4 de outubro, com workshops entre chefs de cozinha e confraternização.
Durante o período da temporada, o público local e turistas poderão apreciar pratos elaborados e exclusivos em mais de 30 estabelecimentos credenciados. Número que deverá aumentar, pois as inscrições ainda não encerraram.
Esta edição incluirá também a participação de hotéis e pousadas da região que irão oferecer ao público o que há de melhor da culinária típica das montanhas, tendo a truta como principal atrativo.
Tradição
Promovido pela Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau, o evento reúne, há mais de duas décadas, chefs renomados que promovem cursos, workshops, palestras e aproveitam a qualidade do pescado local para capacitar equipes, aprimorar menus e as condições de preparo de uma iguaria regional, a truta. O resultado é um menu com elaboração, sofisticação e com receitas muito especiais.
Esta deliciosa imersão gastronômica tem como ponto de partida um peixe que se reproduz nas águas mais puras e geladas das cabeceiras dos rios da região de Visconde de Mauá. Obra prima da natureza, a truta é o carro chefe da alta gastronomia desenvolvida no local e virou assinatura dos pratos mais sofisticados da montanha. Outra deliciosa experiência que fará parte do evento é a harmonização de vinhos com os novos pratos criados pelos chefs. Tudo para deixar o resultado final ainda mais saboroso.
De sabor delicado e muito saudável, esta caprichosa espécie de salmonídeo exige condições muito especiais para se reproduzir. A água precisa ser gelada, puríssima e corrente, características presentes nas nascentes, rios e corredeiras da Serra da Mantiqueira. Este ambiente tão peculiar lhe confere assim um grau altíssimo de limpeza.
A truta tem entre seus principais benefícios uma alta concentração de Ômega 3, óleo que previne doenças cardiovasculares. Ele equilibra os níveis de colesterol no sangue, promove saúde para o coração e ainda colabora com a perda de peso controlada. Muito bom para o organismo.
Fonte: assessoria de imprensa