A massa do pastel folhado é quebradiça e se desmancha na boca. A crocância e leveza características do folhado acontecem em razão das camadas de massa intercaladas por gordura, normalmente manteiga. Dá um pouco mais de trabalho em relação à massa comum, mas vale a pena a cada instante. O rolo tem participação destacada na receita da massa folhada de pastel.
Leia também
Pastel é delicioso na airfyer, assado, frito ou folhado. Confira as receitas!
Ingredientes da massa
1 kg de farinha de trigo – 2 colheres de sopa de sal – 2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina) – 600ml de água – 500g de margarina (usar somente depois que a massa estiver pronta)
Preparo: primeiramente, misture bem os ingredientes em um recipiente, mas não precisa sovar. Até então o processo é o mesmo das demais massas: forre a superfície plana com a farinha e coloque a mistura passando o rolo para estender a massa. Agora, o procedimento é bem peculiar. Assim, com a massa esticada, coloque manteiga (pode ser mole) em ¾ da área. Use o garfo para fechar as bordas e, assim, não escapar a manteiga. Em seguida, pegue a área sem manteiga e dobre sobre a parte de ¼ com manteiga. Faça o mesmo com o ¼ da área com manteiga e coloque sobre a outra área com manteiga.
Logo após, pegue uma metade e cubra a outra metade. É o mesmo processo quando dobramos uma toalha, reduzindo em várias camadas para ter uma apenas. Esse procedimento precisa ser feito com a massa folhada. Então, deixe descansar. Agora, use o rolo para voltar a deixar a massa fininha. Repita as dobras, desta vez sem precisar colocar mais manteiga. Em seguida, deixe descansar e depois faça a dobra mais uma vez. Esse procedimento é essencial para criar várias camadas intercaladas por manteiga.
Ingredientes do recheio
500g de mussarela picada/moída – 500g de presunto picado/moído – 4 tomates cortados em cubos – Catupiry a gosto – Orégano Kitano a gosto
Preparo do recheio: antes de tudo, misture a mussarela, o presunto e os tomates em um recipiente. Logo após abrir a massa com o rolo, coloque o recheio em diversas áreas da massa, por cima ‘pingue’ o catupiry para dar cremosidade e polvilhe orégano Kitano para dar o aroma e sabor. Não se esqueça de fechar as laterais com a ponta do garfo. Em seguida, passe a gema sobre a massa já no formato de pastel antes de ir ao forno já pré-aquecido. Agora é só esperar dourar para comer o pastel folhado!
As opções de pastel vão bem para um almoço, apenas para petiscar no fim de tarde ou no jantar, seja em família, com amigos em um dia comum ou para curtir em um final de semana. As bebidas geladas como sucos e refrescos ou o tradicional caldo de cana acompanham muito bem o pastel, além dos molhos como o de alho e o vinagrete para complementar. Escolha a receita predileta, prepare o recheio favorito com o orégano, Tempero do Mês Kitano, e curta o momento com muito sabor.