Fim de ano é época de confraternização em família e bons vinhos não podem faltar na ocasião. Aliás, esse é o período perfeito para descobrir e saborear novos rótulos, e claro, surpreender os convidados durante a tão esperada ceia de Natal.
“O vinho é uma bebida que pede por brindes, está muito ligada a confraternização e a comida. Seja qual for a receita, sempre tem um rótulo que combina, trazendo mais sabor e deixando o momento mais especial. Uma dica para se ter em mente é que o peso do vinho deve ser equivalente a estrutura do prato, por exemplo, uma salada e um peixe pedem vinhos leves. Exemplares muito pesados inibem e atropelam o prato”, diz Nicole Batista, sommelière da Wine.com.br, maior clube de assinaturas e e-commerce de vinhos da América Latina.
Mas como saber qual o rótulo ideal para a ceia? Segundo a sommeliére da Wine.com.br, é importante considerar o que será servido. “É necessário avaliar todos os pontos da receita, como os molhos, que podem mudar a estrutura e a intensidade do prato. Para molhos cítricos, opte por vinhos brancos que tenham esse toque mais fresco, já para molhos de frutas vermelhas os tintos bem frutados combinam bem. Se for um molho de vinho, os tintos com mais estrutura e algum toque de madeira são ideais”, diz Nicole.
Para ajudar a transformar a data em uma experiência realmente inesquecível, a Wine.com.br preparou algumas dicas que prometem facilitar na hora de combinar os tradicionais pratos presente nas festas.
1. Pernil
Ceia de Natal combina muito com vinho, mas o tipo e o estilo da bebida dependem da receita que você vai preparar. Se o prato principal for um pernil suíno, o molho que será utilizado nesta carne é o ponto principal para definir qual é o rótulo que combina melhor. Se for um molho de vinho tinto, por exemplo, o prato ganha mais estrutura, por isso, um tinto com boa estrutura e acidez é o mais indicado.
Indicação – V9 Gran Reserva Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2015.
2. Peru
O tradicional peru é uma carne branca, com sabor mais delicado, as vezes á servido com complementos como molho de laranja, por exemplo. Para acompanhar essa receita, um vinho branco leve, frutado e com boa acidez é a escolha certa.
Indicação – Barahonda D.O. Yecla Verdejo 2017.
3. Peixes
Os peixes também são muito apreciados nas festas de fim de ano, com destaque para o bacalhau, que possui infinitas formas de preparo. Se a ideia é preparar de uma possibilidade que tenha muito azeite, a receita terá mais peso e untuosidade, por isso, um vinho branco com boa acidez, um espumante brut ou até os tintos leves, com poucos taninos combinam muito bem.
Indicação- Carlos Reynolds Branco 2017.
4. Na sobremesa
Além dos tradicionais pratos principais não podemos esquecer das sobremesas, algumas consumidas apenas nesta época do ano. Que tal aproveitar as versões de chocolate do panetone para combinar com vinho? A dica é escolher um vinho tinto doce que tenha notas de chocolate ou algo amadeirado.
Indicação – Viñedo de Los Vientos Alcyone Tannat Dessert Wine.
Fonte: assessoria de imprensa