Quem não gosta de um biscoito fresquinho e, se derreter na boca, fica ainda melhor? Afinal, esta iguaria é tão apreciada no mundo todo que tem data para comemorar. Nesse sentido, no Brasil, em 20 de julho comemoramos o dia do biscoito.
Origem do biscoito
Os biscoitos têm uma longa e rica história, remontando à época medieval. Segundo o “Larousse Gastronomique,” os primeiros biscoitos surgiram na Pérsia no século VII, com a utilização mais ampla do açúcar na região. Estes pequenos bolos se popularizaram rapidamente, devido à facilidade de transporte e armazenamento, tornando-se uma guloseima comum em todo o mundo.
Assim, os primeiros biscoitos eram simples, com ingredientes básicos como farinha, açúcar e água. Nesse sentido, o objetivo era a praticidade e durabilidade, tornando-o uma fonte de sustento conveniente para viajantes e soldados. Além do açúcar, esses biscoitos frequentemente incluíam ingredientes como mel, especiarias e às vezes nozes ou frutas secas, dependendo da disponibilidade e das preferências regionais.
Melhor biscoito do mundo
O Taste Atlas, uma enciclopédia global de sabores que elege pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos, avaliou em junho de 2024, o Petticoat Tails como o melhor biscoito do mundo. Antes de tudo, Petticoat Tails são biscoitos escoceses, que ganharam o nome peculiar “caudas de anágua”. O biscoito recebeu este nome porque seu formato delicado se assemelha aos pedaços de tecido usados para criar as elaboradas anáguas do século XVI, incluindo a de Mary Stuart, rainha da Escócia. Mary tinha a fama de gostar particularmente desses biscoitos doces e amanteigados.
Foto: Reprodução – Taste Atlas
Melhor biscoito brasileiro
Na 35ª posição do Taste Atlas ficou o biscoito de polvilho. Popular em todo o Brasil, esta iguaria é originária de Minas Gerais e tem como principal ingrediente o polvilho, um amido extraído da mandioca.
Foto: Reprodução – Taste Atlas
Outro biscoito brasileiro que aparece no Taste Atlas é o Casadinho, na 41ª posição do ranking. Ele mistura influências europeias e ingredientes locais, combinando duas metades de biscoito unidos a um recheio doce.
Foto: Reprodução – Taste Atlas
Leia também
Aprenda a fazer biscoitos de leite condensado com apenas 4 ingredientes
Receita de pavê de coco e manga com gengibre
Conservação e armazenamento
Não basta apenas gostar de biscoitos, experimentar novas receitas e buscar ingredientes. É necessário saber também armazenar. Segundo a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), existem alguns procedimentos simples sobre como conservar o alimento e salvar a sua crocância por mais tempo.
Dica de ouro: pote de vidro
O segredo é armazenar os biscoitos em um pote de vidro bem fechado. Assim, vai impedir que ele absorva a umidade do ar e acabe ficando murcho.
Temperaturas baixas
Outra opção é colocar os biscoitos em sacos que vedam hermeticamente e depois colocá-los na geladeira, Nesse sentido, ajudará a manter todas as qualidades e texturas do alimento.
Curiosidade
O biscoito da sorte, também conhecido como biscoito da sorte chinês, é um pequeno biscoito crocante com massa de farinha, açúcar, baunilha e óleo vegetal. Ele é frequentemente servido em restaurantes chineses como uma sobremesa ao final da refeição. O que torna o biscoito da sorte único é que dentro de cada biscoito há um pequeno pedaço de papel com uma mensagem escrita, que pode ser um provérbio, uma predição ou simplesmente uma frase motivacional.
Biscoito é delicioso mas nem sempre saudável
Os biscoitos industrializados são considerados ultraprocessados principalmente devido ao processo industrial pelo qual passam e aos ingredientes adicionados durante sua fabricação.
Dr Alexandre Andreani Paes Leme Giffoni ressalta que uma dúvida frequente, principalmente para quem tem crianças em casa, surge também na escolha por biscoitos e bolachas. Muitas famílias baniram os biscoitos recheados e compram apenas as versões integrais, ou ditas como tal. A verdade é que ao observar o rótulo, a diferença entre ambas é muito pequena. Os biscoitos integrais industrializados são repletos de açúcares e gorduras, para que tenham melhor sabor.
Verificar os rótulos dos biscoitos ultraprocessados ajuda a promover hábitos alimentares mais conscientes e saudáveis, permitindo escolhas que favoreçam a saúde a longo prazo.